Buscar

Sobre a obrigação de dar coisa certa é correto afirmar: Deteriorada a coisa na obrigação de restituir, não havendo culpa poderá o credor resolver ...

Sobre a obrigação de dar coisa certa é correto afirmar:

Deteriorada a coisa na obrigação de restituir, não havendo culpa poderá o credor resolver a obrigação ou aceitar a coisa, abatido do preço o valor que se perdeu.
Na obrigação de dar propriamente dita ocorre a tradição e na obrigação de restituir ela não ocorre.
De acordo com o nosso sistema jurídico, a transmissão da propriedade, no contrato de compra e venda, ocorre no momento da tradição e não no momento da assinatura do contrato.
Na obrigação de dar propriamente dita, até a tradição o credor é o dono enquanto que na obrigação de restituir o devedor é quem é o dono.
Se na obrigação de restituir sobrevier melhoramento ou acréscimo devido benfeitorias úteis realizadas pelo devedor lucrará o credor ficando o devedor desobrigado ao pagamento de indenização.

Essa pergunta também está no material:

av Civil 2
6 pág.

Direito Civil II Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a primeira: "Deteriorada a coisa na obrigação de restituir, não havendo culpa poderá o credor resolver a obrigação ou aceitar a coisa, abatido do preço o valor que se perdeu." Essa afirmação está de acordo com o artigo 234 do Código Civil Brasileiro, que estabelece que, na obrigação de restituir, se a coisa se deteriorar sem culpa do devedor, o credor poderá resolver a obrigação ou aceitar a coisa, abatido do preço o valor que se perdeu.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais