Buscar

Explique o que é ID, Ego e superego e suas funções. Id, Ego e Superego são conceitos criados por Freud para explicar o funcionamento da mente huma...

Explique o que é ID, Ego e superego e suas funções.

Id, Ego e Superego são conceitos criados por Freud para explicar o funcionamento da mente humana, considerando aspectos conscientes e inconscientes.
Seriam três “partes” da mente que, integradas e atuando em conjunto, determinam e coordenam o comportamento humano.
O Id é a estrutura da personalidade original, básica e central do ser humano, exposta tanto às exigências somáticas do corpo às exigências do ego e do superego.
O ego é a parte consciente da mente, sendo responsável por funções como percepção, memória, sentimentos e pensamentos.
É regido pelo “princípio da realidade”, sendo o principal influente na interação entre sujeito e ambiente externo.
O Superego atua como um juiz ou censor sobre as atividades e pensamentos do Ego, é o depósito dos códigos morais, modelos de conduta e dos parâmetros que constituem as inibições da personalidade.
Freud descreve três funções do Superego: consciência, auto-observação e formação de ideais.

Essa pergunta também está no material:

QUESTÕES%20DE%20PSICOLOGIA%20GERAL
4 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O Id, Ego e Superego são conceitos criados por Freud para explicar o funcionamento da mente humana, considerando aspectos conscientes e inconscientes. O Id é a estrutura da personalidade original, básica e central do ser humano, exposta tanto às exigências somáticas do corpo às exigências do ego e do superego. Ele é regido pelo "princípio do prazer", buscando a satisfação imediata das necessidades e desejos, sem levar em conta as consequências. O Ego é a parte consciente da mente, sendo responsável por funções como percepção, memória, sentimentos e pensamentos. É regido pelo "princípio da realidade", sendo o principal influente na interação entre sujeito e ambiente externo. Ele busca equilibrar as demandas do Id e do Superego, levando em conta as consequências das ações. O Superego atua como um juiz ou censor sobre as atividades e pensamentos do Ego, é o depósito dos códigos morais, modelos de conduta e dos parâmetros que constituem as inibições da personalidade. Ele é regido pelo "princípio do dever" e busca a perfeição moral. Freud descreve três funções do Superego: consciência, auto-observação e formação de ideais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais