Buscar

De acordo com a obra de Zomer, a autora destaca que a teoria eugenista, defendida por Renato Kehl alimenta o racismo no Brasil, apoiando a ideologi...

De acordo com a obra de Zomer, a autora destaca que a teoria eugenista, defendida por Renato Kehl alimenta o racismo no Brasil, apoiando a ideologia da branquitude, a falsa superioridade branca e inferioridade do negro, que era visto como um empecilho para o sucesso do país. Analise as afirmacoes e assinale somente as alternativas verdadeiras sobre a eugenia: I. A eugenia preocupa-se com a questão econômica e a inserção social dos negros, dando-lhes condições de vida mais igualitárias. II. A Sociedade Eugênica de São Paulo foi criada em 1918. III. As medidas eugênicas no Brasil foram menos agressivas que em outros países. IV. O farmacêutico Renato Kehl, líder e representante de diversos grupos eugênicos no Brasil e na América Latina, defendia a união de raças diferentes. V. As principais consequências das ideias eugenistas ao Brasil é que as diferenças étnicas e raciais, presentes desde quando o país era colônia, apenas se acentuaram. As afirmações verdadeiras sobre a eugenia encontram-se nas alternativas: A - I, II e III. B - I, II e V. C - II, III e IV. D - II, III e V. E - III, IV e V.

II. A Sociedade Eugênica de São Paulo foi criada em 1918.
III. As medidas eugênicas no Brasil foram menos agressivas que em outros países.
IV. O farmacêutico Renato Kehl, líder e representante de diversos grupos eugênicos no Brasil e na América Latina, defendia a união de raças diferentes.
V. As principais consequências das ideias eugenistas ao Brasil é que as diferenças étnicas e raciais, presentes desde quando o país era colônia, apenas se acentuaram.
A - I, II e III.
B - I, II e V.
C - II, III e IV.
D - II, III e V.
E - III, IV e V.