Buscar

(CESPE TJ-CE 2012 adaptada) Marina comprometeu-se com Carla a entregar-lhe determinada quantia em dinheiro quando esta terminasse o curso superior....

(CESPE TJ-CE 2012 adaptada) Marina comprometeu-se com Carla a entregar-lhe determinada quantia em dinheiro quando esta terminasse o curso superior. Ao perceber que Carla havia entregue a monografia de conclusão do curso, Marina entregou-lhe o valor prometido. Um mês depois, ela descobriu que Carla ainda não havia terminado o curso. Com base nessa situação hipotética, Marina poderia pedir a restituição do valor? Justifique sua resposta.

Tratando-se de obrigação condicional, Marina poderá pedir a restituição da quantia indevida paga demonstrando apenas ainda não ter havido o implemento da condição.

Essa pergunta também está no material:

Obrigações Civis: Condição, Gorjeta e Classificação
2 pág.

Direito Civil II Faculdade do ParáFaculdade do Pará

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o enunciado, a obrigação assumida por Marina era condicional, ou seja, ela se comprometeu a entregar o dinheiro a Carla somente quando esta terminasse o curso superior. Como Marina entregou o valor prometido após a entrega da monografia de conclusão do curso, ela cumpriu a condição estabelecida. No entanto, se Marina descobriu posteriormente que Carla ainda não havia terminado o curso, ela poderá pedir a restituição do valor pago, pois a condição para o pagamento não foi cumprida integralmente. Nesse caso, Marina terá que comprovar que a condição não foi cumprida para poder reaver o valor pago. Portanto, a afirmativa apresentada no enunciado está correta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais