Buscar

Quanto às normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta (Lei nº 9.784/99), é correto dizer qu...

Quanto às normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta (Lei nº 9.784/99), é correto dizer que

As sanções, a serem aplicadas por autoridade competente, terão natureza pecuniária ou consistirão em obrigação de fazer ou de não fazer, assegurado sempre o direito de defesa.
Os processos administrativos de que resultem sanções poderão ser revistos, quando surgirem fatos novos, podendo implicar o agravamento da sanção.
Os prazos começam a correr a partir da data da cientificação oficial, incluindo-se na contagem o dia do começo e excluindo-se o do vencimento.
A Administração deve revogar seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode anulá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) Apenas a afirmativa III está correta.
d) Apenas a afirmativa IV está correta.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

simulado lei 8.027.90
16 pág.

Direito Aplicado A A Instituto Federal Da Paraiba Campus Joao PessoaInstituto Federal Da Paraiba Campus Joao Pessoa

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E) Todas as afirmativas estão corretas. A Lei nº 9.784/99 estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta. As afirmativas apresentadas estão de acordo com o que é previsto na lei. - A sanção pode ter natureza pecuniária ou consistir em obrigação de fazer ou de não fazer, assegurado sempre o direito de defesa (art. 22, I). - Os processos administrativos de que resultem sanções poderão ser revistos, quando surgirem fatos novos, podendo implicar o agravamento da sanção (art. 65). - Os prazos começam a correr a partir da data da cientificação oficial, incluindo-se na contagem o dia do começo e excluindo-se o do vencimento (art. 66). - A Administração deve revogar seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode anulá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos (art. 53).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais