Buscar

Deve ser deferido o pleito do executado? O princípio do menor sacrifício do executado está previsto no art. 805 do CPC. Se o executado possui vári...

Deve ser deferido o pleito do executado?

O princípio do menor sacrifício do executado está previsto no art. 805 do CPC.
Se o executado possui vários bens suficientes para o pagamento de uma dívida, não deve ser permitido que a penhora recaia sobre o bem de maior valor.
A eventual arrematação em segunda hasta pública pode trazer prejuízos ao devedor em razão da possibilidade do lanço ser inferior ao valor da avaliação.
O princípio do menor sacrifício do executado não é absoluto e deve-se outorgar as mesmas garantias a ambas as partes para não vulnerar o princípio da isonomia processual.
Verdadeiro
Falso

Essa pergunta também está no material:

1 - Caso Concreto PROC CIVIL IV
1 pág.

Processo Civil IV Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Verdadeiro. O princípio do menor sacrifício do executado está previsto no art. 805 do CPC e visa proteger o executado de ter seus bens penhorados de forma excessiva, garantindo que a penhora recaia sobre o bem de menor valor, desde que seja suficiente para garantir a execução. No entanto, esse princípio não é absoluto e deve ser aplicado de forma equilibrada, garantindo as mesmas garantias a ambas as partes e não vulnerando o princípio da isonomia processual.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais