Buscar

2. Sobre a replicação do DNA, assinale com verdadeiro (V) ou falso (F) as afirmações abaixo. Justifique. A DNA - Polimerase sintetiza a nova fita ...

2. Sobre a replicação do DNA, assinale com verdadeiro (V) ou falso (F) as afirmações abaixo. Justifique.

A DNA - Polimerase sintetiza a nova fita de DNA na direção 3´-> 5´.
DNA - Primases inserem pequenas sequências de DNA complementares a fita molde para possibilitar o início da síntese pela DNA - Polimerase.
A DNA - Polimerase forma uma ligação bastante estável com a fita de DNA, sendo que uma vez ligada, só irá se soltar no fim da replicação.
DNA - Helicases são as principais iniciadoras da replicação, tendo como função o desnaturamento da dupla fita de DNA para que a forquilha seja formada.
DNA - Ligases refazem ligações fosfodiéster somente na fita retardada em eucariotos.
Topoisomerases do tipo I ajudam a aliviar a tensão formada no DNA pelo seu desenovelamento.

Essa pergunta também está no material:

Questões de Biologia Celular e Molecular
17 pág.

Biologia Celular e Molecular Universidade Federal do ParanáUniversidade Federal do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A DNA - Polimerase sintetiza a nova fita de DNA na direção 3´-> 5´. - Falso. A DNA-Polimerase sintetiza a nova fita de DNA na direção 5' -> 3'. DNA - Primases inserem pequenas sequências de DNA complementares a fita molde para possibilitar o início da síntese pela DNA - Polimerase. - Verdadeiro. As primases são responsáveis por sintetizar pequenos fragmentos de RNA que servem como iniciadores para a síntese da nova fita de DNA pela DNA-Polimerase. A DNA - Polimerase forma uma ligação bastante estável com a fita de DNA, sendo que uma vez ligada, só irá se soltar no fim da replicação. - Verdadeiro. A DNA-Polimerase forma uma ligação covalente com a fita de DNA e só se solta no final da replicação. DNA - Helicases são as principais iniciadoras da replicação, tendo como função o desnaturamento da dupla fita de DNA para que a forquilha seja formada. - Verdadeiro. As helicases são responsáveis por desenrolar a dupla hélice de DNA para que a replicação possa ocorrer. DNA - Ligases refazem ligações fosfodiéster somente na fita retardada em eucariotos. - Falso. As ligases são responsáveis por unir os fragmentos de Okazaki, que são produzidos na fita retardada durante a replicação. Topoisomerases do tipo I ajudam a aliviar a tensão formada no DNA pelo seu desenovelamento. - Verdadeiro. As topoisomerases são responsáveis por aliviar a tensão formada no DNA durante a replicação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais