Buscar

O processo de replicação do DNA não é perfeito. O DNA polimerase pode inserir nucleotídeos incorretos durante a síntese da fita do DNA. A respeito ...

O processo de replicação do DNA não é perfeito. O DNA polimerase pode inserir nucleotídeos incorretos durante a síntese da fita do DNA. A respeito desse processo analise as afirmações a seguir:

O DNA polimerase pode utilizar a sua capacidade de correção de erro no sentido 3’ → 5’, essa correção costuma ser muito eficiente.
Quando o nucleotídeo incorporado de forma errada persiste após a replicação da fita do DNA, origina uma mutação induzida.
a. As duas afirmações são falsas.
b. As duas afirmações são verdadeiras.
c. A primeira afirmação é verdadeira, mas a segunda é falsa.
d. A primeira afirmação é falsa, mas a segunda é verdadeira.
e. As duas afirmações são verdadeiras, mas não existe relação entre as duas afirmações.

Essa pergunta também está no material:

questionário II - biologia molecular
7 pág.

Biologia Molecular Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: "A primeira afirmação é verdadeira, mas a segunda é falsa". A primeira afirmação é verdadeira, pois a DNA polimerase possui uma atividade de correção de erro no sentido 3' → 5', que é capaz de identificar e remover nucleotídeos incorretamente incorporados durante a síntese da fita do DNA. Essa atividade de correção costuma ser muito eficiente, reduzindo significativamente a taxa de erros na replicação do DNA. Já a segunda afirmação é falsa, pois nem sempre a persistência de um nucleotídeo incorporado de forma errada após a replicação da fita do DNA resulta em uma mutação induzida. Isso porque, em muitos casos, o erro é corrigido pela atividade de correção da DNA polimerase ou por outros mecanismos de reparo do DNA presentes na célula. Somente quando o erro não é corrigido e persiste na célula, pode ocorrer uma mutação induzida.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais