Buscar

AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM PROFOP – CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES DE ELEMENTOS QUÍMICOS Para Dalton com sua teoria, átomos do mesmo elemento se repelia...

AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM PROFOP – CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES DE ELEMENTOS QUÍMICOS

Para Dalton com sua teoria, átomos do mesmo elemento se repeliam e os dessemelhantes que tinham cognação se atraíam. As limitações do modelo de Dalton jaziam na imposição de uma extrema facilidade em relação ao mesmo e em não apreciar a natureza elétrica da matéria.
Como princípios da teoria atômica de Dalton, tem-se que os elétrons se movem ao redor do núcleo em um número limitado de órbitas bem definidas, que são denominadas órbitas estacionárias. Nessa órbita estacionária, o elétron não emite nem absorve energia.
O átomo é uma substância que não pode ser separada em outras por nenhum processo químico.
No modelo atômico de Bohr, denominado átomo nuclear, não existe nenhuma região de grande concentração de carga positiva ou negativa. As cargas estão uniformemente distribuídas pela esfera. Esse modelo desconsiderou que no átomo os valores de energia são quantizados e as transições eletrônicas envolvem liberação e absorção de energia.
Bohr postulou sobre a estrutura eletrônica de um átomo ao propor que a matéria é formada por átomos, partículas maciças e indivisíveis que não podem ser criadas nem destruídas. Nesse modelo, os átomos preservam sua identidade em todas as transformações, sendo impossível transformar um elemento químico em outro, o que se contrapõe às ideias dos alquimistas.
O modelo de Bohr introduziu importantes inovações em relação aos modelos anteriores. Entre elas, pode-se citar a:
a) Quantização da energia.
b) Quantização da massa.
c) Quantização da carga elétrica.
d) Quantização do momento angular.

Essa pergunta também está no material:

CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES DE ELEMENTOS QUÍMICOS
2 pág.

Princ de Equilíbrios Químicos Faculdade JK Santa MariaFaculdade JK Santa Maria

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Quantização da energia. O modelo atômico de Bohr introduziu a ideia de que os elétrons se movem em órbitas estacionárias ao redor do núcleo e que essas órbitas possuem energia quantizada, ou seja, só podem assumir valores específicos de energia. Isso foi uma importante inovação em relação aos modelos anteriores e é uma das características fundamentais do modelo atômico de Bohr.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais