Buscar

Regulação da pressão arterial (PA) Relembrar os fatores que determinam a pressão arterial: débito cardíaco e resistência vascular periférica (consi...

Regulação da pressão arterial (PA)
Relembrar os fatores que determinam a pressão arterial: débito cardíaco e resistência vascular periférica (considerando a frequência cardíaca e o volume de ejeção sistólico).
Identificar os mecanismos de controle da pressão arterial a curto, médio e longo prazos.
Entender o que é hipertensão.
Entender a classificação da hipertensão: primária e secundária.
Reconhecer as principais consequências de uma hipertensão não tratada adequadamente.
Compreender os mecanismos neurais, barorreceptores, quimiorreceptores arteriais, receptores cardiopulmonares.
Caracterizar os barorreceptores, sua localização, estímulos, as vias aferente e eferente, local de integração central, efetores e adequação da resposta reflexa à hipertensão e à hipotensão arterial.
Entender o papel do sistema nervoso autônomo no controle da pressão arterial.
Considerar que os barorreceptores sofrem adaptação.
Reconhecer os mecanismos locais: identificar os fatores (mediadores) relaxantes e contráteis da musculatura lisa vascular.
Conhecer e descrever os principais mecanismos endócrinos controladores da PA: Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona, Hormônio Antidiurético, Peptídeo Natriurético Atrial.

Essa pergunta também está no material:

Estudo dirigido 10 2021 1
2 pág.

Fisiologia I Faculdade Maurício de Nassau de João PessoaFaculdade Maurício de Nassau de João Pessoa

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A pressão arterial é determinada pelo débito cardíaco e pela resistência vascular periférica. A curto prazo, a pressão arterial é controlada pelos barorreceptores, quimiorreceptores arteriais e receptores cardiopulmonares. A médio prazo, o sistema nervoso simpático e o sistema renina-angiotensina-aldosterona são ativados. A longo prazo, a pressão arterial é regulada pela reabsorção de sódio pelos rins. A hipertensão pode ser classificada como primária ou secundária e pode levar a consequências graves, como doenças cardiovasculares e renais. Os barorreceptores são sensores localizados nas artérias que detectam mudanças na pressão arterial e enviam sinais para o sistema nervoso central para ajustar a pressão arterial. Eles sofrem adaptação a longo prazo. Além disso, existem mecanismos locais, como mediadores relaxantes e contráteis da musculatura lisa vascular, e mecanismos endócrinos, como o sistema renina-angiotensina-aldosterona, hormônio antidiurético e peptídeo natriurético atrial, que controlam a pressão arterial.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais