Buscar

5. Explique a importância da proteína G na comunicação celular. Os receptores associados a proteínas G, são receptores associados a um membro da f...

5. Explique a importância da proteína G na comunicação celular.

Os receptores associados a proteínas G, são receptores associados a um membro da família de proteínas de ligação a nucleotídeos de guanosina (proteínas G).
Três componentes essenciais definem a transdução de sinalização via GPCR: um receptor na membrana plasmática com sete segmentos helicoidais transmembrana, uma proteína G que alterna entre as formas ativa (ligada a GTP) e inativa (ligada a GDP), e uma enzima efetora (ou canal iônico) na membrana plasmática que é regulada pela proteína G ativada.
A proteína G, estimulada pelo receptor ativado, troca o GDP ligado a ela por GTP, e, então, dissocia-se do receptor ocupado e liga-se à enzima efetora vizinha, alterando sua atividade.
A enzima ativada, então, gera um segundo mensageiro que afeta alvos a jusante.

Essa pergunta também está no material:

Respostas 1questionário de biocel
3 pág.

Biologia Celular e Molecular

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As proteínas G são importantes na comunicação celular porque são responsáveis por transmitir sinais de um receptor na membrana plasmática para uma enzima efetora ou canal iônico na membrana plasmática. Quando um receptor associado a proteínas G é ativado, a proteína G associada é estimulada a trocar o GDP ligado a ela por GTP, o que a faz dissociar-se do receptor e ligar-se à enzima efetora vizinha, alterando sua atividade. A enzima ativada, por sua vez, gera um segundo mensageiro que afeta alvos a jusante. Em resumo, a proteína G é um importante mediador na transdução de sinalização via GPCR, permitindo que as células respondam a estímulos externos e internos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais