Buscar

Respostas 1questionário de biocel

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA E GENÉTICA
DISCIPLINA BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR
Turma: Tarde – 2021.1
Data: 09/08/2021
 Aluno (a): Larissa Simões do Nascimento
RESPONDA
COMUNICAÇÃO CELULAR
1. O que se entende por ligante em um sistema de comunicação celular?
Os ligantes se ligam a sítios específicos, através de um estímulo elétrico localizados dentro da célula. Os ligantes podem ser substâncias de diferentes tipos, como aminas, esteroides e aminoácidos. A célula que receberá o ligante é denominada de célula-alvo e possui um receptor para o ligante.
2. Didaticamente, distinguem-se 3 tipos de comunicação celular. Quais e
justifique.
Sinalização Autócrina: Nessa sinalização um mensageiro químico é produzido por uma célula, que age nesta mesma célula que também é a célula-alvo. Esta sinalização é importante para o desenvolvimento, ajudando as células a assumir e reforçar suas identidades corretas.
Sinalização Endócrina: Na sinalização endócrina precisam ser transmitidas por longas distâncias, os sinais são produzidos por células especializadas e liberados na corrente sanguínea, que transporta estes sinais para as células alvo em partes distantes e específicas do corpo.
Sinalização Parácrina: Essa sinalização, a molécula sinalizadora é liberada e atua em células que estão próximas a ela. Nesse processo, a molécula encontra a célula-alvo por processo de difusão;
3. Como explicar que a comunicação hormonal é um processo lento?
A comunicação hormonal é um processo lento e com longa duração, porque os hormônios levam um tempo para se distribuírem no corpo, levados pela corrente sanguínea. Elas são formadas nas glândulas endócrinas, e vão para a corrente sanguínea viajando até as células alvo que tem receptores específicos. 
4. Compare o tempo de resposta mediada entre os hormônios lipossolúveis
e os hidrossolúveis e justifique.
Os hormônios Lipossolúveis, quando entram nas células alvo, hormônios esteróidesse se ligam a receptores específicos no citoplasma e causam modificações. Esta forma dos receptores atua directamente no DNA celular, ativando ou reprimindo a transcrição de determinados genes, e afetando por isso a composição proteica da célula.
Já os hormônios Hidrossolúveis, quando células musculares são expostas a adrenalina acontece o aumento de mensageiros intracelulares que ativa as enzimas fosforilase glicogênia e degrada o glicogênio na glicose, a qual é usada na fonte de energia. Esse hormônio tem reação rápida. 
5. Explique a importância da proteína G na comunicação celular.
Os receptores associados a proteínas G, são receptores associados a um membro da família de proteínas de ligação a nucleotídeos de guanosina (proteínas G). Três componentes essenciais definem a transdução de sinalização via GPCR: um receptor na membrana plasmática com sete segmentos helicoidais transmembrana, uma proteína G que alterna entre as formas ativa (ligada a GTP) e inativa (ligada a GDP), e uma enzima efetora (ou canal iônico) na membrana plasmática que é regulada pela proteína G ativada. A proteína G, estimulada pelo receptor ativado, troca o GDP ligado a ela por GTP, e, então, dissocia-se do receptor ocupado e liga-se à enzima efetora vizinha, alterando sua atividade. A enzima ativada, então, gera um segundo mensageiro que afeta alvos a jusante.
6. Estabeleça uma relação da comunicação parácrina com o uso do
medicamento VIAGRA.
Muitas vezes, as células que estão perto uma da outra se comunicam por meio da liberação de mensageiros químicos (ligantes que podem difundir-se através do espaço entre as células). Esse tipo de sinalização, na qual as células se comunicam em distâncias relativamente curtas, é conhecida como sinalização parácrina. A sinalização parácrina permite que células coordenem localmente atividades com suas células vizinhas. Embora elas sejam usadas em muitos tecidos e contextos diferentes, sinais parácrinos são especialmente importantes durante o desenvolvimento, quando permitem que um grupo de células comunique a um grupo de células vizinhas, qual identidade devem assumir. Muitas células do corpo usam o óxido nítrico como mediador local, na dilatação a liberação de NO age na musculatura ativando enzimas. A dilatação mediada pelo óxido nítrico dura pouco tempo porque ele é rapidamente degradado e vira nítrico. O mecanismo do medicamento impede a degradação do produto das enzimas ativadas po NO, fazendo assim, a vasodilatação durar mais tempo.
II – DIGESTÃO CELULAR
1. Defina lisossomo primário e secundário.
O lisossomo primário é uma enzima digestiva que contém apenas uma enzima no seu interior. e o lisossomo secundário é resultado da fusão da vesícula de fagocitose ou de pinocitose com o lisossomo primário. Realiza a digestão intracelular das substâncias englobadas pela célula.
2. O que se entende por heterolisossomo e citolisossomo.
O heterolisossomo é um heterofagossomo com um lisossomo primário. Já o citolisossomo é uma junção de um autofagossomo com um lisossomo primário.
3. Justifique a origem da membrana do heterofagossomo e do
autofagossomo.
O autofagossomo digere estruturas que não estão mais sendo necessárias dentro da própia célula, por exemplo: o retículo endoplasmático. Já o heterofagossomo, digere estrututas que aparecem fora da célula, como, as bactérias por exemplo. 
4. Justifique porque as glicoproteínas da membrana dos lisossomos têm a
parte glicídica voltada para a matriz do mesmo.
Isso acontece como meio de proteger, pois a parte interior é ácida e contém diversas enzimas hidrolíticas.
5. A silicose é uma patologia de origem lisossômica. Quais os agentes
causadores dessas patologias, como ocorre seu mecanismo celular, sua
manifestação clínica e sua relação com a Ecologia.
A silicose é uma doença causada pela inalação de sílica, essas particulas ficam retidas nos alvéolos pulmonares e são fagocitadas por macrófagos, acumulando-se no lissomo. Por ser um cristal, a sílica perfura os lissomos e libera enzimas digestivas que causam a lise celular. Ocasionando astenia, perda de peso, hipoxemia, dispinéia. A relação se dá, porquê a ecologia é uma ciência complexa que nos permite entender como os seres vivos relacionam-se uns com os outros e com o ambiente em que vivem. Essa doença se dá relacionada ao trabalho, os mineiros que trabalham em túneis e galerias e todas as demais pessoas expostas ao pó de sílica.
6. Explique como o lisossomo mantem a acidez das hidrolases ácidas com
um pH de 3 a 5.
Esse pH é mantido com eficiência no interior do lisossomo. Em função disto, o conteúdo do citosol é duplamente protegido contra ataques do conteúdo lisossomal, uma vez que a membrana do lisossomo mantém as enzimas de degradação isoladas do citosol (essa função é exercida, aparentemente, pelos carboidratos que ficam associados à face interna da membrana), mas mesmo em caso de vazamento, essas enzimas terão sua ação inibida pelo pH citoplasmático de aproximadamente 7,2 causando dano reduzido à célula.

Continue navegando