Buscar

Nas narrativas tradicionais, sobre as quais Aristóteles se debruçou de modo a estabelecer uma teorização sobre a narrativa, o enredo distinguia-se ...

Nas narrativas tradicionais, sobre as quais Aristóteles se debruçou de modo a estabelecer uma teorização sobre a narrativa, o enredo distinguia-se da fábula por nele se imitar a ação, que se divide em: apresentação, complicação, clímax e epílogo. A partir do exposto, analise as afirmativas a seguir:

I- Na apresentação, o narrador revela uma determinada situação estável situando-a historicamente no tempo e no espaço, nos quais os personagens apresentam-se geralmente em harmonia.
II- Na segunda etapa da narrativa, aparece a complicação, quando algum fato provoca a transformação da situação inicial, desencadeando conflitos que quebram a harmonia inicial, gerando um consequente desequilíbrio.
III- O clímax é a etapa intermediária da narrativa, quando a complicação do enredo, por não atingir o seu ponto culminante, exige consequentemente uma resolução do conflito.
IV- No epílogo, apresenta-se o destino final dos personagens, por isso é também conhecido como desfecho da narrativa, precisamente dado quando a complicação é superada e o enredo volta exatamente ao equilíbrio harmônico da situação inicial.
a) Somente a afirmativa IV está correta.
b) As afirmativas I e II estão corretas.
c) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
d) Somente a afirmativa III está correta.

Essa pergunta também está no material:

Teoria da Literatura I avaliação 3
7 pág.

Estudos de Teoria da Literatura I Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a teoria aristotélica sobre a narrativa, o enredo se distinguia da fábula por nele se imitar a ação, que se divide em apresentação, complicação, clímax e epílogo. Sobre as afirmativas apresentadas, podemos afirmar que: I- Na apresentação, o narrador revela uma determinada situação estável situando-a historicamente no tempo e no espaço, nos quais os personagens apresentam-se geralmente em harmonia. - CORRETA II- Na segunda etapa da narrativa, aparece a complicação, quando algum fato provoca a transformação da situação inicial, desencadeando conflitos que quebram a harmonia inicial, gerando um consequente desequilíbrio. - CORRETA III- O clímax é a etapa intermediária da narrativa, quando a complicação do enredo, por não atingir o seu ponto culminante, exige consequentemente uma resolução do conflito. - CORRETA IV- No epílogo, apresenta-se o destino final dos personagens, por isso é também conhecido como desfecho da narrativa, precisamente dado quando a complicação é superada e o enredo volta exatamente ao equilíbrio harmônico da situação inicial. - CORRETA Portanto, a alternativa correta é a letra c) As afirmativas I, III e IV estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais