Buscar

Segundo a historiografia, após um longo período de ostracismo, a história política voltou a ser objeto de análises e pesquisas. Este reavivamento s...

Segundo a historiografia, após um longo período de ostracismo, a história política voltou a ser objeto de análises e pesquisas. Este reavivamento se consolidou a partir das décadas de 1970 e 1980. Assinale a alternativa que corresponde às razões da retomada dos estudos em história política:

A renovação foi pautada na análise das mentalidades e nas relações culturais entre o intelectual e sua obra. Os teóricos analisavam o contexto em que as obras foram produzidas por meio de uma perspectiva diacrônica, ainda que fossem cometidos anacronismos.
Os teóricos que orientaram a revisão do conceito apresentaram a ideia de 'história vista de baixo' para a análise dos chamados intelectuais orgânicos, como os propostos por Antonio Gramsci, filósofo marxista.
Eric Hobsbawm, um dos principais teóricos da Nova Esquerda Inglesa, atribuiu um novo sentido para a pesquisa da história política. Embasado nos pressupostos da Análise do Discurso, o historiador apresentou novos conceitos e concepções para os historiadores políticos.
Jean-François Sirinelli - um dos principais teóricos revisionistas do conceito de história política - propôs uma abordagem que não se concentrava apenas nas ações políticas propriamente ditas. Para o autor, a compreensão de que as ideias políticas se constituem na inter-relação entre contexto e cultura era indispensável. Suas contribuições lançaram as bases para uma nova forma de história intelectual.
Nestas décadas ocorreu uma tentativa de revisionismo da história política com o objetivo de apresentar uma nova concepção do conceito, desta vez voltado para as ações dos parlamentares. Essa tentativa, que foi falha, fez com que a partir da década de 1980 a história política fosse excluída de vez da pauta historiográfica.
a.
b.
c.
d.
e.

Essa pergunta também está no material:

TEORIA DA HISTÓRIA 1
3 pág.

Teoria da História e Historiografia Centro Educacional FocusCentro Educacional Focus

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d: "Jean-François Sirinelli - um dos principais teóricos revisionistas do conceito de história política - propôs uma abordagem que não se concentrava apenas nas ações políticas propriamente ditas. Para o autor, a compreensão de que as ideias políticas se constituem na inter-relação entre contexto e cultura era indispensável. Suas contribuições lançaram as bases para uma nova forma de história intelectual."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais