Buscar

Quando um título é apresentado ao Ofício Imobiliário competente há um trâmite fixado pela lei 6.015/73, que configura um processo administrativo co...

Quando um título é apresentado ao Ofício Imobiliário competente há um trâmite fixado pela lei 6.015/73, que configura um processo administrativo com fases próprias, prazos estabelecidos por lei e algumas peculiaridades. Cite e explique as fases (toda tramitação) do título na serventia de Registro de Imóveis.

O processo de registro de um título no Ofício Imobiliário passa por diversas fases, como a recepção, o contraditório, o extrato e a conferência.
Na fase do contraditório, é realizada uma busca nos indicadores para verificar se há outro título envolvendo os mesmos imóveis, bem como no livro de indisponibilidade.
Na fase do extrato, é feito um resumo ou extrato do título que, após impresso, é submetido à conferência e verificação.
Na fase da conferência, é realizada a análise do extrato em cotejo com o título, conferindo se aquele corresponde de forma fiel a este, observando-se a redação e erros de digitação e gramaticais.

Essa pergunta também está no material:

atividade47391_291019015729
2 pág.

Direito Imobiliário Faculdade Educacional da LapaFaculdade Educacional da Lapa

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O processo de registro de um título no Ofício Imobiliário, de acordo com a Lei 6.015/73, passa pelas seguintes fases: 1. Recepção: nesta fase, o título é recebido pelo Ofício Imobiliário e é verificado se ele está completo e se atende aos requisitos legais para o registro. 2. Contraditório: nesta fase, é realizada uma busca nos indicadores para verificar se há outro título envolvendo os mesmos imóveis, bem como no livro de indisponibilidade. 3. Extrato: nesta fase, é feito um resumo ou extrato do título que, após impresso, é submetido à conferência e verificação. 4. Conferência: nesta fase, é realizada a análise do extrato em cotejo com o título, conferindo se aquele corresponde de forma fiel a este, observando-se a redação e erros de digitação e gramaticais. 5. Qualificação: nesta fase, é verificado se o título atende a todos os requisitos legais para o registro, como a competência do Ofício Imobiliário, a capacidade das partes, a regularidade fiscal, entre outros. 6. Registro: finalmente, se o título atender a todos os requisitos legais, ele é registrado no Ofício Imobiliário e passa a produzir efeitos legais.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais