Buscar

Conhecendo os tipos de carboidratos presentes nas células, assinale a alternativa incorreta. Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes ...

Conhecendo os tipos de carboidratos presentes nas células, assinale a alternativa incorreta.


Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na Terra, sendo a glicose o mais importante.
Os polissacarídeos têm importância de reserva energética e estrutural, dependendo da molécula formada. Os mais comuns são o glicogênio, o amido, a celulose e a quitina. A quitina por exemplo, tem origem nas plantas e gera reserva energética.
Os oligossacarídeos na superfície externa das membranas celulares, constituem o glicocálice, importante para a sinalização celular e adesão entre as células. Estão ligados às proteínas e aos lipídeos da membrana que são glicoproteínas e glicolipídeos.
A glicose é o carboidrato que as células, preferencialmente, utilizam para produção de energia, por meio do processo de respiração celular, que armazena energia como molécula de ATP. Nas células musculares e hepáticas a reserva de carboidratos ficam na fórmula de glicogênio.
Os carboidratos são divididos em três categorias, de acordo com a sua estrutura molecular: monossacarídeos, oligossacarídeos (dissacarídeos) e polissacarídeos.

Essa pergunta também está no material:

Biologia Celular
1 pág.

Biologia Celular Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é: "A quitina por exemplo, tem origem nas plantas e gera reserva energética." A quitina é um polissacarídeo estrutural presente em muitos organismos, como fungos e animais invertebrados, como crustáceos e insetos. Ela é utilizada como um exoesqueleto para proteção e suporte. A quitina não é encontrada em plantas e não é utilizada como reserva energética.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais