Buscar

Maria, universitária de 18 anos que reside com os pais, foi vítima de um crime que é processado mediante ação penal pública condicionada à represen...

Maria, universitária de 18 anos que reside com os pais, foi vítima de um crime que é processado mediante ação penal pública condicionada à representação. Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.

Caso Maria venha a falecer, prescreverá o direito de representação se seus pais não requererem a nomeação de curador especial pelo juiz, no prazo legal.
O representante legal de Maria também poderá mover a ação penal, visto que o direito de ação é concorrente em face da dependência financeira e inicia-se a partir da data em que o crime tenha sido consumado.
Caso Maria deixe de exercer o direito de representação, a condição de procedibilidade da ação penal poderá ser satisfeita por meio de requisição do ministro da justiça.
Caso Maria exerça seu direito à representação e o membro do MP não promova a ação penal no prazo legal, Maria poderá mover ação penal privada subsidiária da pública.
a) Somente a afirmativa I está correta.
b) As afirmativas I e II estão corretas.
c) As afirmativas I, II e III estão corretas.
d) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

SEMANA 06
2 pág.

Direito Processual Penal I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Somente a afirmativa I está correta. Explicação: A ação penal pública condicionada à representação é aquela em que o Ministério Público só pode oferecer a denúncia se houver representação da vítima ou de seu representante legal. A afirmativa I está correta, pois se Maria vier a falecer, prescreverá o direito de representação se seus pais não requererem a nomeação de curador especial pelo juiz, no prazo legal. As afirmativas II, III e IV estão incorretas, pois o representante legal de Maria não pode mover a ação penal, a condição de procedibilidade da ação penal não pode ser satisfeita por meio de requisição do ministro da justiça e Maria não pode mover ação penal privada subsidiária da pública se já tiver exercido o direito de representação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais