Buscar

Comente como se deve proceder na amostragem (quantidade de solo, como amostrar, onde amostrar, tipos de amostras) de um solo para se fazer análise ...

Comente como se deve proceder na amostragem (quantidade de solo, como amostrar, onde amostrar, tipos de amostras) de um solo para se fazer análise química e granulométrica deste solo.

Para realizar a análise química e granulométrica de um solo, deve-se ter uma amostragem de 300-500 gramas de solo enviadas pelo agricultor ao laboratório.
Os tipos de amostra são: a) Amostra simples: Para que 300-500 g representem a área que queremos avaliar a fertilidade, devemos tirar uma porção de terra em vários pontos. b) Amostra composta: Depois de retiradas as amostras simples, estas devem ser bem misturadas no balde, até que fiquem bem homogêneas.

Essa pergunta também está no material:

atividade aulas 5 e 6 (Solo e Ecologia)
2 pág.

Solos AgráriasAgrárias

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para realizar a amostragem de solo para análise química e granulométrica, é necessário seguir alguns procedimentos. Primeiramente, deve-se definir a área que será avaliada e, em seguida, coletar as amostras de solo. Para isso, é importante escolher pontos representativos da área, evitando áreas com erosão, pedras, raízes ou outras interferências que possam afetar a amostra. A quantidade de solo a ser coletada deve ser de 300-500 gramas, que é suficiente para realizar as análises químicas e granulométricas necessárias. É importante que a amostra seja coletada em profundidades iguais, geralmente de 0 a 20 cm, para garantir a homogeneidade da amostra. Existem dois tipos de amostras: a amostra simples e a amostra composta. Na amostra simples, deve-se coletar várias amostras em diferentes pontos da área, misturando-as em um recipiente limpo e seco. Já na amostra composta, as amostras simples são misturadas em um balde, até que fiquem bem homogêneas. Após a coleta, a amostra deve ser enviada ao laboratório em um saco plástico limpo e identificado com informações como a data da coleta, o nome do produtor e a localização da área amostrada. É importante que a amostra chegue ao laboratório o mais rápido possível, para evitar alterações na composição do solo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais