Buscar

AVALIAÇÃO – ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Todos os entes que compõem a Administração Direta são considerados pessoas jurídicas de direito púb...

AVALIAÇÃO – ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Todos os entes que compõem a Administração Direta são considerados pessoas jurídicas de direito público, estando sujeitos ao regime jurídico-administrativo e sendo dotados de autonomia.
Autarquias, Agências, Fundações, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista, são entidades dotadas de autonomia administrativa, com personalidade jurídica própria e criadas por aplicação do princípio da especialidade.
A atuação da Administração Pública tanto decorre dos órgãos públicos que integram a estrutura das pessoas políticas — Administração Direta — como também por meio das entidades que, por previsão legal, as pessoas políticas venham criar.
A associação de pessoas políticas ou Entes Estatais para a atuação associada e conjunta pode ensejar a constituição de associações públicas, espécie de pessoa jurídica de direito público.
A administração púbica segundo Paludo em sentido amplo compreende tanto o governo que executa essas decisões. Já o sentido estrito compreende apenas as funções administrativas relacionadas à execução dos programas de governo, prestação de serviços e demais atividades.
Ocorre quando a atividade administrativa é totalmente desempenhada por órgãos e agentes de um único ente federativo. Em tal situação, o Estado executa as tarefas que a ele são atribuídas pela Constituição Federal de forma direta, ou seja, por intermédio dos agentes e dos órgãos públicos componentes da Administração Direta.
Os agentes públicos, segundo tradicional classificação, podem ser: servidores públicos estatutários, servidores públicos celetistas, servidores públicos temporários, servidores públicos comissionados, agentes políticos e particulares em colaboração com a Administração Pública.
Destinam-se, basicamente, às atividades administrativas, não lucrativas e atípicas, sendo criadas por lei específica (CF, art. 37, XIX) e organizadas por decreto. Submetem-se a regime idêntico ao das autarquias quando atribuída personalidade jurídica de direito público. Respondem por danos que venham causar a terceiros e por obrigações assumidas.
As fundações destinam-se, basicamente, às atividades administrativas, lucrativas e típicas, sendo criadas por lei específica (CF, art. 37, XIX) e organizadas por decreto. Submetem-se a regime idêntico ao das autarquias quando atribuída personalidade jurídica de direito público. Respondem por danos que venham causar a terceiros e por obrigações assumidas.
Falso
Administração Indireta
Entidades
Associada
Amplo, estrito.
Modelo organizacional;
Centralização;
Todas as alternativas estão corretas.
Autarquias;

Essa pergunta também está no material:

AVALIAÇÃO
3 pág.

Estrutura da Administração Pública Federal Brasileira Centro Universitário UNIFAVENICentro Universitário UNIFAVENI

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta não foi indicada na pergunta. Por favor, reformule sua pergunta e inclua as alternativas para que eu possa ajudá-lo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image