Buscar

Por que razão o Brasil acabou adotando o sistema jurídico românico-germânico em detrimento do sistema de common law? O motivo de o Brasil ter adot...

Por que razão o Brasil acabou adotando o sistema jurídico românico-germânico em detrimento do sistema de common law?

O motivo de o Brasil ter adotado o sistema romano-germânico é pela colonização do país, que foi portuguesa, e o sistema de direito adotado em Portugal.
Pela proximidade e dominação anteriores, esse sistema acabou difundindo-se mais na Europa, sendo levado às colônias desses países.
Embora o sistema brasileiro adote o civil law, é considerado um sistema misto, pois temos cortes superiores como o STF – (Supremo Tribunal Federal) e o sistema misto de controle de constitucionalidade, além de alguns institutos oriundos do common law, como as súmulas vinculantes e jurisprudências.

Essa pergunta também está no material:

Caso Concreto 01
1 pág.

História do Direito Brasileiro Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O Brasil adotou o sistema jurídico romano-germânico em detrimento do sistema de common law devido à colonização portuguesa. O sistema de direito adotado em Portugal foi levado às colônias portuguesas, incluindo o Brasil. Além disso, o sistema romano-germânico é mais difundido na Europa, o que também contribuiu para sua adoção no Brasil. Embora o sistema brasileiro adote o civil law, é considerado um sistema misto, pois temos cortes superiores como o STF – (Supremo Tribunal Federal) e o sistema misto de controle de constitucionalidade, além de alguns institutos oriundos do common law, como as súmulas vinculantes e jurisprudências.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais