Buscar

Conforme a citação acima e os conteúdos do livro-base Os desafios do ensino de História: Problemas teorias e métodos sobre as possibilidades que o ...

Conforme a citação acima e os conteúdos do livro-base Os desafios do ensino de História: Problemas teorias e métodos sobre as possibilidades que o uso de entrevistas e o uso da História oral abrem para o ensino de História, assinale a alternativa correta:


A O uso da História oral no ensino dessa disciplina deve focar somente no caráter individual do depoimento do entrevistado, possibilitando ao professor o trabalho com a chamada “história da vida privada”.
B Quando o entrevistador consegue fazer com que um depoimento não seja fechado só em si, isso possibilita a abertura de uma grande quantidade de interpretações e análises possíveis do material, dando ao professor diversas possibilidades de trabalho.
C Apesar de o uso de entrevistas no ensino de História poder incentivar os estudantes a se interessar pela matéria e pela investigação dos fatos, esses materiais são de pouca serventia para o professor construir relações com o conteúdo lecionado.
D A história oral tem serventia para estudos historiográficos, mas deve ser evitada no campo do ensino de História devido às inúmeras dificuldades que se relacionam à interpretação desse tipo de fonte.
E O uso de entrevistas e da História oral no ensino de História é uma prática ultrapassada e sem utilidade, já que existem outras fontes mais confiáveis e acessíveis.

Essa pergunta também está no material:

apol de laboratório de aprendizagem
3 pág.

Laboratório de Ensino Aprendizagem de História Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: Quando o entrevistador consegue fazer com que um depoimento não seja fechado só em si, isso possibilita a abertura de uma grande quantidade de interpretações e análises possíveis do material, dando ao professor diversas possibilidades de trabalho. Isso porque a História oral pode ser uma ferramenta importante para o ensino de História, permitindo que os estudantes tenham contato com diferentes perspectivas e experiências, além de possibilitar a construção de uma história mais plural e diversa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais