Buscar

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Os desafios do ensino de História: Problemas teorias e métodos sobre a cultura e o ensi...

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Os desafios do ensino de História: Problemas teorias e métodos sobre a cultura e o ensino de História, assinale a alternativa correta:

A Deve-se evitar ao máximo trabalhar com a chamada “cultura popular” em sala de aula, visto que esse conceito é muito difícil de ser definido. Além disso, a escola tem como finalidade dotar os estudantes de saberes científicos, o que não englobaria a chamada “cultura popular”.
B Em sala de aula, é importante o professor de História marcar bem a diferença existente entre “cultura popular” e “cultura erudita”, definindo-as e apresentando os conflitos existentes entre essas duas formas de manifestações culturais.
C O ensino da chamada “cultura popular” deve substituir o ensino da “cultura erudita”, visto que a noção elitista de uma História feita pelos chamados “grandes homens” e seus grandes feitos foi superada pela escola dos Annales, permitindo, assim, a superação do ensino da cultura erudita nas escolas.
D Como o conceito de cultura é difícil de se definir, o professor deve evitar trazer para a sala de aula uma história de viés cultural, pois poderá, assim, reforçar preconceitos e estereótipos relacionados a determinadas culturas, além de correr o risco de tratar a cultura como algo homogêneo, o que não é.
E O conceito de “cultura popular” articula-se com a ideia de uma “História vista de baixo”, mas deve estar atento para não criar a falsa ideia de que a cultura popular é homogênea, assim como a ideia de que cultura popular e cultura erudita são radicalmente opostas, quando, na verdade, há trocas constantes.

Essa pergunta também está no material:

apol de laboratório de aprendizagem
3 pág.

Laboratório de Ensino Aprendizagem de História Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: O conceito de “cultura popular” articula-se com a ideia de uma “História vista de baixo”, mas deve estar atento para não criar a falsa ideia de que a cultura popular é homogênea, assim como a ideia de que cultura popular e cultura erudita são radicalmente opostas, quando, na verdade, há trocas constantes. O livro-base "Os desafios do ensino de História: Problemas teorias e métodos sobre a cultura e o ensino de História" defende a importância de trabalhar com a cultura popular em sala de aula, mas sem criar estereótipos ou tratar a cultura como algo homogêneo. Além disso, o livro-base destaca a importância de apresentar as diferenças entre a cultura popular e a cultura erudita, mas sem criar uma oposição radical entre elas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais