Buscar

Doenças crônicas são caracterizadas pela lenta progressão, sendo que muitas vezes não existe uma cura. No entanto, se o diagnóstico acontecer de fo...

Doenças crônicas são caracterizadas pela lenta progressão, sendo que muitas vezes não existe uma cura. No entanto, se o diagnóstico acontecer de forma precoce, as chances de eficiência do tratamento aumentam significativamente. Entre essas patologias, estão aquelas relacionadas aos transtornos cognitivos e psicológicos, como a esclerose múltipla.

A esclerose múltipla é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, caracterizada por um processo de danos à bainha de mielina que reveste as fibras nervosas da medula espinhal e do cérebro. Isso prejudica de forma importante o processo de condução dos impulsos nervosos e, consequentemente, o controle das ações do organismo.

O Hospital Israelita Albert Einstein tem um dos mais importantes centros de diagnóstico e tratamento da esclerose múltipla no Brasil. O hospital desenvolve suas atividades por meio de equipe médica e multiprofissional destinada ao atendimento de pacientes e familiares.

Nesse contexto, acompanhe a seguinte situação:

Nesse cenário, qual é a importância da prática do profissional de psicologia? Apresente uma abordagem terapêutica no acolhimento direcionado ao caso de Rosana e aos seus familiares.