Buscar

Quais as alterações clinicas e metabólicas esperadas em um paciente portador de hiperaldosteronismo? O que diferencia o hiperaldosteronismo primári...

Quais as alterações clinicas e metabólicas esperadas em um paciente portador de hiperaldosteronismo? O que diferencia o hiperaldosteronismo primário do secundário?

O hiperaldosteronismo é caracterizado pelo excesso de produção do hormônio aldosterona pelas glândulas suprarrenais.
A hipertensão arterial é um dos sinais mais proeminentes do hiperaldosteronismo, resultante do aumento do volume sanguíneo devido à retenção de sódio e água.
A hipocalemia, decorrente da excreção aumentada de potássio pelos rins, pode levar a sintomas como fadiga muscular e fraqueza.
A alcalose metabólica é outra manifestação característica, resultado da reabsorção intensificada de sódio e da excreção de íons de hidrogênio pelos rins.
A poliúria (aumento da produção de urina) e polidipsia (sede excessiva) podem ocorrer devido à retenção de água e ao aumento do volume sanguíneo.
O hiperaldosteronismo primário geralmente é causado por uma disfunção direta das glândulas suprarrenais, como adenoma ou hiperplasia adrenal.
O hiperaldosteronismo secundário ocorre como resposta a estímulos externos, como diminuição do fluxo sanguíneo renal, insuficiência cardíaca congestiva, cirrose hepática ou doença renal.

Essa pergunta também está no material:

TICs 16 HIPERALDOSTERONISMO
1 pág.

Sistemas Orgânicos Integrados I CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATO BRANCOCENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATO BRANCO

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O hiperaldosteronismo é uma condição caracterizada pelo excesso de produção do hormônio aldosterona pelas glândulas suprarrenais. As alterações clínicas e metabólicas esperadas em um paciente portador de hiperaldosteronismo incluem: - Hipertensão arterial: é um dos sinais mais proeminentes do hiperaldosteronismo, resultante do aumento do volume sanguíneo devido à retenção de sódio e água. - Hipocalemia: decorrente da excreção aumentada de potássio pelos rins, pode levar a sintomas como fadiga muscular e fraqueza. - Alcalose metabólica: é outra manifestação característica, resultado da reabsorção intensificada de sódio e da excreção de íons de hidrogênio pelos rins. - Poliúria e polidipsia: podem ocorrer devido à retenção de água e ao aumento do volume sanguíneo. O hiperaldosteronismo primário geralmente é causado por uma disfunção direta das glândulas suprarrenais, como adenoma ou hiperplasia adrenal. Já o hiperaldosteronismo secundário ocorre como resposta a estímulos externos, como diminuição do fluxo sanguíneo renal, insuficiência cardíaca congestiva, cirrose hepática ou doença renal.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais