Buscar

Quais as manifestações clinicas do tétano e sua relação com as alterações no Sistema Nervoso? Qual o mecanismo de ação da toxina tetânica no Sistem...

Quais as manifestações clinicas do tétano e sua relação com as alterações no Sistema Nervoso? Qual o mecanismo de ação da toxina tetânica no Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico?

As manifestações clínicas do tétano são hipertonia da musculatura estriada generalizada ou não, hiperativação do sistema nervoso autônomo e apresenta sudorese, taquicardia, hipertensão lábil ou hipotensão.
Os sintomas do tétano são causados por uma neurotoxina extremamente potente, a tetanospasmina, que penetra o sistema nervoso central via nervos periféricos ou sangue.
As exotoxinas produzidas pelo bacilo possuem tropismo pelas células nervosas, a tetanospasmina é internalizada e transportada das terminações nervosas periféricas para o sistema nervoso central, chegando a medula espinal e tronco encefálico por transporte axonal retrógado, bloqueando a liberação de neurotransmissores em sinapses inibitórias, levando a excitabilidade do sistema nervoso central.
A ligação da toxina é irreversível, e assim a recuperação depende da formação de novas terminações axonais.

Essa pergunta também está no material:

TICs 3 - TÉTANO
1 pág.

Sistemas Orgânicos Integrados II CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATO BRANCOCENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATO BRANCO

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As manifestações clínicas do tétano são hipertonia da musculatura estriada generalizada ou não, hiperativação do sistema nervoso autônomo e apresenta sudorese, taquicardia, hipertensão lábil ou hipotensão. O tétano é causado pela neurotoxina tetanospasmina, produzida pela bactéria Clostridium tetani. A toxina tetânica age no sistema nervoso central e periférico, onde se liga a proteínas específicas nas terminações nervosas motoras e inibitórias, bloqueando a liberação de neurotransmissores inibitórios, como o ácido gama-aminobutírico (GABA) e a glicina. Isso leva a uma hiperexcitabilidade dos neurônios motores e interneurônios, resultando em espasmos musculares e rigidez. A ligação da toxina é irreversível, e a recuperação depende da formação de novas terminações axonais. O tratamento do tétano inclui a administração de antitoxina tetânica, antibióticos e medidas de suporte, como controle da dor e dos espasmos musculares. A prevenção é feita por meio da vacinação com a vacina contra o tétano.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais