Buscar

Descreva o funcionamento e a regulação do Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona. O Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona (SRAA) regula a press...

Descreva o funcionamento e a regulação do Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona.

O Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona (SRAA) regula a pressão arterial, a homeostase cardíaca e a função renal eletrolítica.
O SRAA participa da homeostase cardiovascular, atuando no controle dinâmico da volemia e na resistência vascular periférica.
A renina é liberada pelo aparelho justaglomerular nos rins quando há uma diminuição do volume sanguíneo efetivo.
A renina catalisa a conversão do Angiotensinogênio (AGT), liberado pelo fígado, em Angiotensina I (ANG I).
A ANG I é convertida no peptídeo efetor Angiotensina II (ANG II) pela Enzima Conversora da Angiotensina (ECA), localizada na superfície do endotélio pulmonar.
A ANG II liga-se preferencialmente ao receptor de alta afinidade AT1, presente em uma variedade de tecidos, para exercer sua atividade biológica.

Essa pergunta também está no material:

TICs 17 - SRAA
1 pág.

Sistemas Orgânicos Integrados II CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATO BRANCOCENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATO BRANCO

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona (SRAA) é um sistema hormonal que regula a pressão arterial, a homeostase cardíaca e a função renal eletrolítica. Ele participa da homeostase cardiovascular, atuando no controle dinâmico da volemia e na resistência vascular periférica. A renina é liberada pelo aparelho justaglomerular nos rins quando há uma diminuição do volume sanguíneo efetivo. A renina catalisa a conversão do Angiotensinogênio (AGT), liberado pelo fígado, em Angiotensina I (ANG I). A ANG I é convertida no peptídeo efetor Angiotensina II (ANG II) pela Enzima Conversora da Angiotensina (ECA), localizada na superfície do endotélio pulmonar. A ANG II liga-se preferencialmente ao receptor de alta afinidade AT1, presente em uma variedade de tecidos, para exercer sua atividade biológica. A ANG II tem efeitos vasoconstritores, estimula a secreção de aldosterona pelas glândulas adrenais e aumenta a reabsorção de sódio e água nos túbulos renais. A aldosterona é um hormônio esteroide produzido pelas glândulas adrenais que atua no rim para aumentar a reabsorção de sódio e a excreção de potássio. O SRAA é regulado por diversos mecanismos, incluindo a pressão arterial, o volume sanguíneo, a concentração de sódio e potássio no sangue, a atividade simpática e a liberação de hormônios como a angiotensina II e a aldosterona. A regulação do SRAA é importante para manter a homeostase cardiovascular e renal e prevenir a hipertensão arterial e outras doenças cardiovasculares.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais