Buscar

Quanto ao contencioso fiscal, assinale a alternativa FALSA: Contencioso fiscal pode ser definido como a situação em que o sujeito passivo da obri...

Quanto ao contencioso fiscal, assinale a alternativa FALSA:


Contencioso fiscal pode ser definido como a situação em que o sujeito passivo da obrigação tributária encontra-se em litígio com a administração fiscal em virtude de dúvidas ou discordâncias.
O contribuinte que não lograr êxito no processo na esfera administrativa poderá recorrer ao Poder Judiciário.
Quando autuado pela fiscalização tributária, o contribuinte não tem o direito de defender-se na instância administrativa, ou seja, ele será obrigado a recorrer de imediato ao poder judiciário.
Mediante defesa administrativa de fato e de direito, com todas as provas que possam anular a cobrança dos tributos, o contribuinte poderá impugnar os atos praticados pelos órgãos fiscalizadores.
Conforme determina a legislação vigente, o contencioso fiscal permite aos sujeitos passivos da obrigação tributária o direito de reclamar ou de recorrer dos atos praticados pela administração tributária.

Essa pergunta também está no material:

CONTABILIDADE E GESTÃO TRIBUTÁRIA II
3 pág.

Contabilidade e Gestão Tributária II Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa falsa é: "Quando autuado pela fiscalização tributária, o contribuinte não tem o direito de defender-se na instância administrativa, ou seja, ele será obrigado a recorrer de imediato ao poder judiciário." Na verdade, o contribuinte tem o direito de se defender na esfera administrativa, apresentando defesa administrativa de fato e de direito, com todas as provas que possam anular a cobrança dos tributos. Somente após o esgotamento das possibilidades de defesa na esfera administrativa é que o contribuinte poderá recorrer ao Poder Judiciário.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais