Buscar

Leia o trecho a seguir: “A resistência à insulina (RI) pode desempenhar um papel, na história natural do diabetes melito do tipo 1 (DM1), maior do ...

Leia o trecho a seguir: “A resistência à insulina (RI) pode desempenhar um papel, na história natural do diabetes melito do tipo 1 (DM1), maior do que o habitualmente reconhecido. Nas últimas décadas, este papel se tornou mais evidente com o aumento da obesidade e da diminuição da atividade física nos jovens. Aumento da prevalência de obesidade na infância e na adolescência durante as últimas décadas (1,2) e a possibilidade de se fazer o diagnóstico do diabetes melito do tipo 1 (DM1) em uma fase mais precoce (3) provocaram, em uma porcentagem desses jovens, uma mudança no seu fenótipo. ”Fonte: DIH. S. A. Resistência à Insulina e Síndrome Metabólica no Diabetes Melito do Tipo 1. Arq Bras Endocrinol Metab. vol 50. nº 2. Abril, 2006. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a resistência a insulina, podemos afirmar que o principal agente causador desse quadro é a obesidade porque:


1. promove o aumento do tecido adiposo, ocasionando uma maior necessidade do pâncreas de produzir insulina e, com isso, o ciclo se torna vicioso, levando à resistência à insulina.
2. aumenta a produção de insulina pelo pâncreas, o que leva a uma maior resistência à insulina.
3. diminui a produção de insulina pelo pâncreas, o que leva a uma maior resistência à insulina.
4. diminui a produção de insulina pelo pâncreas, o que leva a uma menor resistência à insulina.
5. aumenta a produção de insulina pelo pâncreas, o que leva a uma menor resistência à insulina.

Essa pergunta também está no material:

ATENÇÃO AO PÉ DIABETICO AOL1 TODAS CORRETAS
18 pág.

Atenção Centro Universitário Faculdade Maurício de NassauCentro Universitário Faculdade Maurício de Nassau

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a número 1: promove o aumento do tecido adiposo, ocasionando uma maior necessidade do pâncreas de produzir insulina e, com isso, o ciclo se torna vicioso, levando à resistência à insulina. A obesidade é um fator de risco para o desenvolvimento da resistência à insulina, pois o excesso de tecido adiposo aumenta a produção de substâncias inflamatórias que interferem na ação da insulina, levando a um aumento da glicose no sangue e, consequentemente, ao desenvolvimento do diabetes tipo 2. No caso do diabetes tipo 1, a obesidade pode contribuir para o aumento da resistência à insulina, mas não é a causa principal.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando