Buscar

Leia o trecho a seguir: “As descontinuidades em linhas de transmissão são definidas como mudanças súbitas da relação entre tensão e corrente em a...

Leia o trecho a seguir:

“As descontinuidades em linhas de transmissão são definidas como mudanças súbitas da relação entre tensão e corrente em algum ponto. Terminais abertos, curto-circuito, junções de linhas diferentes são exemplos de tais descontinuidades. As ondas viajantes têm um comportamento singular quando encontram descontinuidades em seus caminhos.”

Fonte: Araújo, A. E. A. & Neves, W. L. A. Cálculo de transitórios eletromagnéticos em sistemas de energia. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. página 146.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre reflexões em descontinuidade, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Considere que uma linha sem perdas de comprimento igual a interliga um gerador e uma carga. Quando temos uma carga em curto-circuito podemos afirmar que o gerador tem corrente nula.

Porque:

II. A carga em curto-circuito é dada por que comprova que o gerador tem corrente nula. A corrente que percorre a carga (curto) é dada por

A seguir, assinale a alternativa correta:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição verdadeira e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação On03 Sistemas Elétricos
14 pág.

Sistemas Elétricos Universidade Federal do Oeste do ParáUniversidade Federal do Oeste do Pará

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I." A asserção I é verdadeira, pois quando temos uma carga em curto-circuito, a corrente elétrica que passa por ela é muito alta, o que faz com que a tensão na carga seja zero. Como a linha não tem perdas, a tensão na saída do gerador também é zero, o que significa que a corrente elétrica que passa pelo gerador é nula. A asserção II também é verdadeira, pois a corrente elétrica que passa pela carga em curto-circuito é dada pela fórmula I = V/R, onde V é a tensão na carga e R é a resistência da carga. Como a carga está em curto-circuito, sua resistência é muito baixa, o que faz com que a corrente elétrica seja muito alta. No entanto, a II não é uma justificativa correta da I, pois a fórmula apresentada na II não comprova que o gerador tem corrente nula. A corrente elétrica que passa pela carga em curto-circuito não é a mesma que passa pelo gerador, pois há perdas na linha de transmissão.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina