Buscar

Encontrei junto a um substrato rico em matéria orgânica onde estão minhas plântulas de interesse um monte de verminhos brancos microscópicos, muito...

Encontrei junto a um substrato rico em matéria orgânica onde estão minhas plântulas de interesse um monte de verminhos brancos microscópicos, muitos mesmo. Estou com medo de serem nematóides parasitas... Explique que características devo procurar para saber se são nematóides parasitas, nematóides de vida livre, ou enquitréias, e se devo tentar combatê-los ou não em por quê em cada caso.

Uma característica grande dos nematóides parasitas é se instalarem no sistema radicular das plantas, então pode-se iniciar a análise pelas raízes.
Os nematóides parasitas se locomovem muito pouco, então sempre irão se disseminar em um curto espaço, nas chamadas reboleiras.
Caso haja nanismo e baixo desenvolvimento nas plantas, pode ser um indicativo de nematóides parasitas.
Para saber se são nematóides de vida livre, observe as estruturas do organismo, se o seu formato é semelhante a um tubo por exemplo e se estão na terra em si ou nas raízes, como os parasitas.
Os nematóides de vida livre não são prejudiciais, uma vez que ajudam o nível de decomposição de matéria orgânica do solo.
As enquitréias são apigmentadas, possuem poucas cerdas em sua estrutura e têm anéis; não é necessário o controle, por serem importantes quando se trata do equilíbrio do ecossistema.

Essa pergunta também está no material:

Vermes - Nematóides, Anelídeos e outros grupos
2 pág.

Zoologia Universidade Federal de Mato GrossoUniversidade Federal de Mato Grosso

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os nematóides parasitas são caracterizados por se instalarem no sistema radicular das plantas, causando nanismo e baixo desenvolvimento nas plantas. Eles se disseminam em um curto espaço, nas chamadas reboleiras, e se locomovem muito pouco. Para saber se são nematóides de vida livre, observe as estruturas do organismo, se o seu formato é semelhante a um tubo, por exemplo, e se estão na terra em si ou nas raízes, como os parasitas. Os nematóides de vida livre não são prejudiciais, uma vez que ajudam o nível de decomposição de matéria orgânica do solo. As enquitréias são apigmentadas, possuem poucas cerdas em sua estrutura e têm anéis. Elas não precisam ser controladas, pois são importantes para o equilíbrio do ecossistema. Em relação ao combate, é importante identificar corretamente o tipo de nematóide presente no substrato. Se forem nematóides parasitas, é necessário adotar medidas de controle, como a rotação de culturas, o uso de plantas resistentes, a solarização do solo e o uso de produtos químicos específicos. Já para os nematóides de vida livre e enquitréias, não é necessário adotar medidas de controle, pois eles são benéficos para o solo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais