Buscar

Atualmente, as políticas focalistas do Estado neoliberal não só excluem a maioria do acesso aos benefícios, mas rompem com o que está garantido na ...

Atualmente, as políticas focalistas do Estado neoliberal não só excluem a maioria do acesso aos benefícios, mas rompem com o que está garantido na Constituição Federal, principalmente no que se refere à saúde, assistência e previdência, constantes em lei como direito do cidadão e dever do Estado, dificultando a universalização dos direitos e, principalmente, o controle social. Desse modo, deparamos com alguns entraves e complicadores à articulação do trabalho profissional voltado aos interesses e às necessidades dos cidadãos. Assinale a alternativa que NÃO condiz com um desses entraves e/ou complicadores.


a.A ignorância por parte dos usuários e dos próprios profissionais do que é garantido como direito.
b.A focalização das políticas dificultando a crítica, a organização e o controle social porque atinge exatamente o “não cidadão”, que é levado a desejar e despertar compaixão.
c.O direito do cidadão discutido de forma fragmentada, por exemplo: direito do paciente, direito à renda mínima, direito à habitação etc.
d.Discussão ampla com todos os segmentos da sociedade sobre o direito do cidadão e/ou direitos nas suas inter-relações, conexões e interdependência.
e.A pretensa incompatibilidade no enfrentamento concomitante dos direitos sociais e do sofrimento humano, fruto do culto ao individualismo obsessivo que difere do respeito à dignidade emancipatória.

Essa pergunta também está no material:

avaliação Ti Estudos disciplinares
4 pág.

Servico Social Contemporâneo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa que NÃO condiz com um dos entraves e/ou complicadores à articulação do trabalho profissional voltado aos interesses e às necessidades dos cidadãos é a letra d) Discussão ampla com todos os segmentos da sociedade sobre o direito do cidadão e/ou direitos nas suas inter-relações, conexões e interdependência. Isso porque a discussão ampla com todos os segmentos da sociedade é uma forma de promover o controle social e a participação popular na definição das políticas públicas, o que é fundamental para a universalização dos direitos e para a garantia da democracia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais