Buscar

Você sabe por que a expressão “sétima arte” é usada para se referir ao Cinema? De acordo com o professor e crítico Ismail Xavier, autor do livro Sé...

Você sabe por que a expressão “sétima arte” é usada para se referir ao Cinema? De acordo com o professor e crítico Ismail Xavier, autor do livro Sétima arte: um culto moderno - o idealismo estético e o cinema, foi o cineclubista italiano Ricciotto Canudo o responsável pela denominação. Como intelectual, ele logo se interessou pela nova forma de diversão popular que surgiu em 1895, fez parte de um cineclube e integrou uma geração que passou a expressar seu amor pelo Cinema tratando-o como uma forma artística que surge a partir de uma nova tecnologia.

O pensador italiano Ricciotto Canudo, em 1912, publicou o conhecido Manifesto das Sete Artes, e ali colocou o cinema que foi criado no século XIX, e logo em seguida foi legitimado pelos críticos como sendo a sétima arte, sendo colocado antes mesmo da fotografia que já existia a muito mais tempo. No manifesto Canudo, são apresentadas as diferenças dos sete tipos de arte mostrando cada uma em sua colocação.


No que se refere às posições, assinale a alternativa CORRETA:

A)  1ª Cinema, 2ª - Dança/Coreografia, 3ª Pintura, 4ª Escultura, 5ª Teatro, 6ª Literatura e 7ª Música. 


B)  1ª Literatura, 2ª Cinema, 3ª Música, 4ª Escultura, 5ª Teatro, 6ª Dança/Coreografia e 7ª Fotografia. 


C)  1ª Literatura, 2ª Música, 3ª Pintura, 4ª Escultura, 5ª Cinema, 6ª Dança/Coreografia e 7ª Teatro.


D)  1ª Música, 2ª - Dança/Coreografia, 3ª Pintura, 4ª Escultura, 5ª Teatro, 6ª Literatura e 7ª Cinema.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o Manifesto das Sete Artes de Ricciotto Canudo, o cinema é considerado a 7ª arte e sua posição na lista é a letra D) 1ª Música, 2ª - Dança/Coreografia, 3ª Pintura, 4ª Escultura, 5ª Teatro, 6ª Literatura e 7ª Cinema.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais