Assinale a única alternativa correta sobre as bacias hidrográficas do Brasil.
a) A bacia mais extensa tem início nas montanhas de Minas Gerais. b) O rio Amazonas é o exutório das águas da região Nordeste. c) A bacia do São Francisco desemboca nos mares ao norte do país. d) A maior bacia situada ao sul tem como ponto final o Rio da Prata. e) A bacia do Paraná contém o maior volume de água do Brasil.
a) Estudar os lagos e as represas. b) Tratar dos mares e oceanos. c) Ocupar-se dos rios. d) Analisar as características gerais e a distribuição espacial das grandes extensões de água no globo terrestre.
Depending on the way a river flows into another, in a lake, sea or ocean, its mouth can be classified as:
I - Estuary mouth: the river waters flow through a single channel, without encountering obstacles in the discharge of its flow. II - Delta mouth: the river waters flow through a fan of numerous channels, which surround the various islands resulting from the sedimentation of the river itself. III - Mixed mouth: in addition to the delta mouth, typical of plain rivers, this river has an estuary, as its volume of water gives it great force of displacement. a) Only I is correct. b) Only II is correct. c) Only III is correct. d) I and II are correct. e) I, II and III are correct.
What are the two main types of river regimes?
Regime térmico e regime pluvial. Regime fluvial e regime pluvial. Regime térmico e regime fluvial.
What is the largest hydrographic basin in the world and where is it located?
Bacia do Paraguai Bacia do Uruguai Bacia Amazônica Bacia do Paraná Bacia do Tocantins-Araguaia Bacia do São Francisco Bacias Secundárias ou Agrupadas do Nordeste Bacias Secundárias ou Agrupadas do Leste Bacias Secundárias ou Agrupadas do Sudeste e Sul Bacia do Prata
O rio São Francisco, também conhecido como Velho Chico, possui características bastante marcantes. Além do seu potencial hidrelétrico, muito utilizado, exerce grande influência na economia da região que percorre, pois permite a atividade agrícola em suas margens e oferece condições para a irrigação artificial de áreas mais distantes, muitas delas semiáridas. A bacia do São Francisco, em suas características gerais, possui área de 638 576 km2 de extensão. O seu principal rio é o São Francisco, com 2 700 km de extensão. Analisando seu curso, o São Francisco é o maior rio totalmente brasileiro. O "Velho Chico" percorre cinco estados: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Os seus principais afluentes perenes são os rios Cariranha, Pardo, Grande e Das Velhas. Seu maior trecho navegável se encontra entre as cidades de Pirapora (MG) e Juazeiro (BA), com 1 371 km de extensão. O potencial hidrelétrico do rio é aproveitado principalmente pelas grandes usinas de Xingó e Paulo Afonso. Atualmente, vários ministérios acompanham o projeto de transposição do rio, além do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – formado pela sociedade civil e pelas três esferas de governo. As regiões beneficiadas pelo projeto estão localizadas nos estados do Ceará, de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte. A ideia central do projeto é captar água do rio São Francisco e levá-la para as bacias receptoras: a água deverá ser elevada a uma altura de 160 metros do ponto de captação e depois distribuída através de bombeamento e canais. Há um detalhe: o bombeamento não será contínuo, ou seja, o funcionamento do sistema ocorrerá nos períodos de menor quantidade de água no semiárido. Existem ainda muitas controvérsias na implantação desse projeto. Os favoráveis a ele dizem que a água bombeada favoreceria os estados de Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Bahia. Dessa forma, a pior parte das terras nordestinas abandonaria o status de semiáridas e se tornariam potencialmente irrigáveis e, portanto, grandes geradoras de renda por meio da agricultura. Os contrários ao projeto afirmam que a obra levaria a água do rio São Francisco para os principais rios da região, onde já se concentram os maiores estoques de água. Apenas alguns dos maiores reservatórios da região deveriam receber as águas da transposição. Ainda para esses críticos, a problemática das secas na região mudaria muito pouco com a implantação do projeto de transposição, tendo em vista que a água do rio São Francisco passaria muito distante dos locais mais secos e onde o quadro é mais grave. Assim, apesar do enorme volume de recursos envolvidos na transposição, continuariam as demandas por medidas emergenciais de combate aos efeitos das secas.
Identify the river that has the second largest hydroelectric plant in Brazil and the river that has the largest hydroelectric potential in the country.
a) Paraná and Tocantins. b) Tocantins and Paraná. c) São Francisco and Amazon.
Identify the correct statement about the Usina Hidrelétrica de Itaipu.
a) A Usina Hidrelétrica de Itaipu foi projetada para ter uma potência de 12,6 milhões de quilowatts e 18 turbinas. b) A Usina Hidrelétrica de Itaipu foi construída com recursos levantados no Brasil a baixas taxas de juros. c) A construção de Itaipu não foi polêmica e não implicou em nenhum desastre natural ou dano à biodiversidade da região. d) A Usina Hidrelétrica de Itaipu atende apenas o Brasil. a) Apenas a afirmativa a está correta. b) Apenas a afirmativa b está correta. c) Apenas a afirmativa c está correta. d) Apenas a afirmativa d está correta.
Cite três alterações ambientais causadas pelo processo de urbanização sobre o solo de uma bacia hidrográfica.
Analise as afirmativas a seguir: I. A precipitação (3) representa a condensação das gotículas d’água, a partir do vapor d’água existente na atmosfera, dando origem às chuvas. II. A evapotranspiração (1) é a soma da evaporação direta, causada pela radiação solar e pelo vento com a transpiração realizada pela vegetação. III. A interceptação (2) representa a condensação do vapor d’água existente na atmosfera originando as nuvens. IV. A água precipitada (4) pode se infiltrar ou escoar superficialmente, impulsionada pela gravidade. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas:
I. A precipitação (3) representa a condensação das gotículas d’água, a partir do vapor d’água existente na atmosfera, dando origem às chuvas. II. A evapotranspiração (1) é a soma da evaporação direta, causada pela radiação solar e pelo vento com a transpiração realizada pela vegetação. III. A interceptação (2) representa a condensação do vapor d’água existente na atmosfera originando as nuvens. IV. A água precipitada (4) pode se infiltrar ou escoar superficialmente, impulsionada pela gravidade. a) I e III. b) II e III. c) I, II e IV. d) II, III e IV. e) I, II, III e IV.