Buscar

Uma carta e o Natal Este será o primeiro Natal que enfrentaremos, pródigos e lúcidos. Até o ano passado conseguimos manter o mistério — e eu amava...

Uma carta e o Natal

Este será o primeiro Natal que enfrentaremos, pródigos e lúcidos. Até o ano passado conseguimos manter o mistério — e eu amava o brilho de teus olhos quando, manhã ainda, vinhas cambaleando de sono em busca da árvore que durante a noite brotara embrulhos e coisas. Havia um rito complicado e que começava na véspera, quando eu te mostrava a estrela de onde Papai Noel viria, com seu trenó e suas renas, abarrotado de brinquedos e presentes.

Tu ias dormir e eu velava para que dormisses bem e profundamente. Tua irmã, embora menor, creio que ela me embromava: na realidade, ela já devia pressentir que Papai Noel era um mito que nós fazíamos força para manter em nós mesmos. Ela não fazia força para isso, e desde que a árvore amanhecesse florida de pacotes e coisas, tudo dava na mesma. Contigo era diferente. Tu realmente acreditavas em mim e em Papai Noel.

Na escola te corromperam. Disseram que Papai Noel era eu — e eu nem posso repelir a infâmia e o falso testemunho. De qualquer forma, pediste um acordeão e uma caneta — e fomos juntos, de mãos dadas, escolher o acordeão.

O acordeão veio logo, e hoje, quando o


O texto é uma carta que fala sobre o Natal e a relação entre o autor e a pessoa a quem se dirige.
O autor e a pessoa a quem se dirige sempre acreditaram em Papai Noel.
A irmã da pessoa a quem se dirige não acreditava em Papai Noel.
O autor e a pessoa a quem se dirige escolheram juntos um acordeão e uma caneta.
O autor e a pessoa a quem se dirige não vão mais acreditar em Papai Noel.

Essa pergunta também está no material:

100 questões mais difíceis da FGV - português
347 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O texto é uma carta que fala sobre o Natal e a relação entre o autor e a pessoa a quem se dirige. O autor e a pessoa a quem se dirige sempre acreditaram em Papai Noel. A irmã da pessoa a quem se dirige não acreditava em Papai Noel. O autor e a pessoa a quem se dirige escolheram juntos um acordeão e uma caneta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais