Buscar

1. Curva IS O dispêndio, no mercado de bens e serviços, pode ser dividido em três componentes: i) consumo (c), investimento (i) e gasto do governo ...

1. Curva IS
O dispêndio, no mercado de bens e serviços, pode ser dividido em três componentes: i) consumo (c), investimento (i) e gasto do governo (g), tanto para consumo corrente como para investimento. O consumo depende da renda disponível, obtida subtraindo-se da renda (y) o total de impostos (τ ). A propensão marginal a consumir, dydcc /=′ , está compreendida entre zero e um, 10 <′< c . O investimento depende da taxa interna de retorno, a eficiência marginal do capital na linguagem de Keynes, e da taxa de juros real esperada pelo empresário. A taxa de juros real esperada é igual à diferença entre a taxa de juros nominal (r) e a taxa de inflação esperada ( eπ ). Para uma dada taxa interna de retorno, quanto maior (menor) a taxa de juros real esperada menor (maior) será o investimento, ou seja, a derivada do investimento em relação à taxa de juros real ( ρddii /=′ ) é menor ou igual a zero. O gasto do governo é exógeno ao modelo. O dispêndio nesta economia é, portanto, igual a:
i) consumo (c)
ii) investimento (i)
iii) gasto do governo (g)
O consumo depende da renda disponível, obtida subtraindo-se da renda (y) o total de impostos (τ ).
A propensão marginal a consumir, dydcc /=′ , está compreendida entre zero e um, 10 <′< c .
O investimento depende da taxa interna de retorno, a eficiência marginal do capital na linguagem de Keynes, e da taxa de juros real esperada pelo empresário.
A taxa de juros real esperada é igual à diferença entre a taxa de juros nominal (r) e a taxa de inflação esperada ( eπ ).
Para uma dada taxa interna de retorno, quanto maior (menor) a taxa de juros real esperada menor (maior) será o investimento, ou seja, a derivada do investimento em relação à taxa de juros real ( ρddii /=′ ) é menor ou igual a zero.
O gasto do governo é exógeno ao modelo.

Essa pergunta também está no material:

Apostila de macroeconomia
349 pág.

Macroeconomia I Universidade Estadual de LondrinaUniversidade Estadual de Londrina

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A curva IS é uma representação gráfica que mostra as combinações de renda e taxa de juros em que o dispêndio planejado é igual à renda. Ela é construída a partir da equação: Y = C(Y - T) + I(r) + G Onde: - Y é a renda; - C é o consumo, que depende da renda disponível (Y - T) e da propensão marginal a consumir (dy/dcc); - T é o total de impostos; - I é o investimento, que depende da taxa de juros real (r - eπ) e da eficiência marginal do capital (ddii/dr); - G é o gasto do governo, que é exógeno ao modelo. A curva IS mostra as combinações de renda e taxa de juros em que o dispêndio planejado é igual à renda. Ela é inclinada negativamente, ou seja, quanto maior a taxa de juros, menor é o dispêndio planejado e, portanto, menor é a renda.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando