Buscar

Quais são os efeitos fisiológicos da fibra alimentar? Redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis Diminuição dos níveis de colesterol C...

Quais são os efeitos fisiológicos da fibra alimentar?
Redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis
Diminuição dos níveis de colesterol
Controle glicêmico e insulinêmico
Melhora das funções do intestino grosso
Estimulação seletiva do crescimento de bactérias benéficas
A fibra alimentar é responsável pela melhora das funções do intestino grosso por meio da redução do tempo de trânsito, pelo aumento do peso e da frequência das fezes, pela diluição do conteúdo do intestino grosso e pelo fornecimento de substrato fermentável à microbiota normalmente presente no intestino grosso.
A capacidade de certas fibras de reduzir o colesterol plasmático e as lipoproteínas de baixa densidade (LDL-colesterol) está bem documentada.
Uma importante forma para reduzir os níveis de glicose e insulina no sangue de indivíduos diabéticos (tipo 2) é pela diminuição da velocidade de esvaziamento gástrico, cuja resposta está associada à viscosidade dos produtos que compõem a dieta.
Os prebióticos são componentes dos alimentos resistentes à digestão pelas enzimas endógenas do trato digestório, que afetam beneficamente o hospedeiro por meio da estimulação seletiva do crescimento e/ou da atividade de uma ou de um limitado número de bactérias no cólon, proporcionando, dessa maneira, um estado de saúde para o hospedeiro.
Estudos têm verificado que o processo fermentativo, por favorecer a síntese de AGCC, influencia a integridade da mucosa intestinal e a função imunológica.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A fibra alimentar apresenta diversos efeitos fisiológicos benéficos para o organismo, tais como: - Redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis; - Diminuição dos níveis de colesterol; - Controle glicêmico e insulinêmico; - Melhora das funções do intestino grosso; - Estimulação seletiva do crescimento de bactérias benéficas. A fibra alimentar é responsável pela melhora das funções do intestino grosso por meio da redução do tempo de trânsito, pelo aumento do peso e da frequência das fezes, pela diluição do conteúdo do intestino grosso e pelo fornecimento de substrato fermentável à microbiota normalmente presente no intestino grosso. A capacidade de certas fibras de reduzir o colesterol plasmático e as lipoproteínas de baixa densidade (LDL-colesterol) está bem documentada. Uma importante forma para reduzir os níveis de glicose e insulina no sangue de indivíduos diabéticos (tipo 2) é pela diminuição da velocidade de esvaziamento gástrico, cuja resposta está associada à viscosidade dos produtos que compõem a dieta. Os prebióticos são componentes dos alimentos resistentes à digestão pelas enzimas endógenas do trato digestório, que afetam beneficamente o hospedeiro por meio da estimulação seletiva do crescimento e/ou da atividade de uma ou de um limitado número de bactérias no cólon, proporcionando, dessa maneira, um estado de saúde para o hospedeiro. Estudos têm verificado que o processo fermentativo, por favorecer a síntese de AGCC, influencia a integridade da mucosa intestinal e a função imunológica.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais