Buscar

Quais são os componentes do comportamento alimentar? Seleção, aquisição, conservação, preparo e consumo de alimentos. Componente cognitivo, que co...

Quais são os componentes do comportamento alimentar?

Seleção, aquisição, conservação, preparo e consumo de alimentos.
Componente cognitivo, que corresponde àquilo que o indivíduo sabe sobre os alimentos e nutrição.
Componente afetivo, que corresponde àquilo que se sente sobre os alimentos e as práticas alimentares.
Componente situacional, que é determinado pelos fatores econômicos que limitam a adesão a uma prática alimentar correta.
O comportamento alimentar é um componente da personalidade de um indivíduo e visa a satisfazer não apenas às necessidades nutricionais, como também às psicológicas, sociais e culturais.
O processo de formação do comportamento alimentar tem bases fixadas na infância, nas crenças, nos valores e nos tabus – que passam por gerações.
As práticas alimentares adquiridas na primeira infância, principalmente por imitação e condicionamento, ficam arraigadas no indivíduo e trazem uma forte carga emocional, difícil de modificar.
O comportamento alimentar pode se modificar espontaneamente em função de mudanças do meio, como poder aquisitivo e disponibilidade de alimentos, importância social deles, nível de escolaridade ou grau de exposição do indivíduo aos canais de comunicação.
O comportamento alimentar pode se modificar por causa de alterações relacionadas às necessidades psicológicas, como autoconceito, aprovação social e segurança.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os componentes do comportamento alimentar são: - Seleção, aquisição, conservação, preparo e consumo de alimentos. - Componente cognitivo, que corresponde àquilo que o indivíduo sabe sobre os alimentos e nutrição. - Componente afetivo, que corresponde àquilo que se sente sobre os alimentos e as práticas alimentares. - Componente situacional, que é determinado pelos fatores econômicos que limitam a adesão a uma prática alimentar correta.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais