Buscar

Qual é a estrutura típica do crime culposo? A tipicidade do crime culposo decorre da realização de uma conduta não diligente causadora de uma lesã...

Qual é a estrutura típica do crime culposo?

A tipicidade do crime culposo decorre da realização de uma conduta não diligente causadora de uma lesão ou de perigo a um bem jurídico.
A antijuridicidade pela inobservância do cuidado objetivo devido.
A culpabilidade nos crimes culposos tem a mesma estrutura da culpabilidade nos crimes dolosos: imputabilidade, consciência potencial da ilicitude e exigibilidade de comportamento conforme ao Direito.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A estrutura típica do crime culposo é composta por três elementos: a conduta não diligente, a tipicidade material e a antijuridicidade. A conduta não diligente é a realização de uma ação que não observa o cuidado objetivo devido, causando uma lesão ou perigo a um bem jurídico. A tipicidade material decorre da adequação da conduta ao tipo penal previsto na lei. Já a antijuridicidade se dá pela inobservância do cuidado objetivo devido, ou seja, pela violação do dever de cuidado que se esperava do agente. A culpabilidade nos crimes culposos tem a mesma estrutura da culpabilidade nos crimes dolosos: imputabilidade, consciência potencial da ilicitude e exigibilidade de comportamento conforme ao Direito.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais