Buscar

O que é o elemento subjetivo do tipo no crime de infanticídio? O elemento subjetivo do tipo no crime de infanticídio consiste na vontade livre e c...

O que é o elemento subjetivo do tipo no crime de infanticídio?

O elemento subjetivo do tipo no crime de infanticídio consiste na vontade livre e consciente de matar o próprio filho, durante o parto ou logo após, ou na assunção do risco de matá-lo.
A vontade e a consciência devem abranger a ação da mãe puérpera, os meios utilizados na execução (comissivos ou omissivos), a relação causal e o resultado morte do filho.
O dolo eventual também pode configurar a relação volitiva mínima entre o agente e o resultado, sendo insuficiente a simples ciência da probabilidade do resultado.
O crime de infanticídio não admite a modalidade culposa, pois constitui o grande elemento diferenciador entre dolo e culpa.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O elemento subjetivo do tipo no crime de infanticídio consiste na vontade livre e consciente de matar o próprio filho, durante o parto ou logo após, ou na assunção do risco de matá-lo. A vontade e a consciência devem abranger a ação da mãe puérpera, os meios utilizados na execução (comissivos ou omissivos), a relação causal e o resultado morte do filho. O dolo eventual também pode configurar a relação volitiva mínima entre o agente e o resultado, sendo insuficiente a simples ciência da probabilidade do resultado. O crime de infanticídio não admite a modalidade culposa, pois constitui o grande elemento diferenciador entre dolo e culpa.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais