Buscar

Na história da Humanidade, o homem pensou que já tinha alcançado o máximo do que era possível de ser aprendido e, a cada momento, descobriu que ain...

Na história da Humanidade, o homem pensou que já tinha alcançado o máximo do que era possível de ser aprendido e, a cada momento, descobriu que ainda faltava muito e o que se pensava podia ser mudado todas as vezes que alguém descobrisse ou reavaliasse tudo” (CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL, Processos da Aprendizagem e não aprendizagem, “Resolução de problemas, como se aprende”, 20--, p. 9). Diante do exposto, analise as alternativas abaixo:

I - A aprendizagem é a possibilidade de percepção do mundo como nossa cultura estabelece, tendo como o veículo destinado para isso: a escola.

II - O conhecimento estabelecido socialmente necessita de um estímulo externo dado pela organização escolar – materiais e métodos – e tem como mediador orgânico o cérebro.

III - A aprendizagem só é possível pois a estrutura cerebral é capaz de elaborar todos os estímulos que vêm do ambiente e reorganizá-los de acordo com as necessidades do organismo, conforme a cultura onde se encontra.

IV - A capacidade de aprendermos não está diretamente relacionada ao trabalho que o cérebro realiza. Essa capacidade depende de um complexo mecanismo que envolve outras partes do organismo, orientado pelo como se pode alcançar o que se deseja/precisa.

V - A função mais importante para que se possa aprender é a memória, nossa principal função superior. Hoje, graças aos estudos sobre o cérebro, não é apenas programada e reproduzida, ela é base para a organização do que é observado e se envolve com tudo o que já sabemos, reorganizando a informação nova com as antigas.

Estão corretas apenas as afirmativas:

Mostrar opções de resposta 

I, II, III e IV

I, II, III e V

I, III e IV

I, II, IV e V

II, III e V