Buscar

O abrigamento de crianças e adolescentes representa uma política de inclusão social? O abrigamento de crianças e adolescentes não representa uma p...

O abrigamento de crianças e adolescentes representa uma política de inclusão social?

O abrigamento de crianças e adolescentes não representa uma política de inclusão social, posto que o afastamento do convívio familiar, motivado pela carência material, além de ferir a lei reflete a ausência de programas assistenciais e a total ineficácia do Estado em ações preventivas.
Em momentos de crise, admite-se que crianças e adolescentes que convivam com pais ou responsáveis adictos (dependentes químicos) sejam protegidos em abrigos, porém, o ECA prevê que, primeiramente, a pessoa agressora ou dependente de substâncias entorpecentes seja afastada do convívio familiar e não as crianças retiradas do lar e abrigadas em instituições.
A preservação dos vínculos familiares pressupõe, da parte institucional, a aceitação incondicional do outro, enquanto membro da família da criança que se assiste. Aquele pai ou mãe agressor, adicto, pobre, inculto, que aparentemente nada fez, ou tudo fez, para que seu filho esteja abrigado, tem direito ao respeito e ao incentivo a uma mudança de vida.
Verdadeiro
Falso

Essa pergunta também está no material:

ADOÇÃO ASPECTOS HISTORICOS SOCIAIS E JURIDICOS
196 pág.

Psicologia Biológicas / SaúdeBiológicas / Saúde

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Falso. O abrigamento de crianças e adolescentes não representa uma política de inclusão social, pois o ideal é que as crianças cresçam em um ambiente familiar saudável e seguro. O afastamento do convívio familiar deve ser uma medida excepcional e temporária, somente quando a criança ou adolescente estiver em situação de risco ou vulnerabilidade. O Estado deve oferecer programas assistenciais e ações preventivas para evitar que as famílias cheguem a essa situação. Além disso, é importante que sejam preservados os vínculos familiares e que sejam oferecidas oportunidades para que os pais possam mudar de vida e recuperar a guarda de seus filhos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais