Buscar

Por que, especialmente na EJA, é fundamental que o professor construa grupos de reflexão e contribua para o fortalecimento de redes de cooperação n...

Por que, especialmente na EJA, é fundamental que o professor construa grupos de reflexão e contribua para o fortalecimento de redes de cooperação no ambiente de sala de aula?

a formação de grupos de estudos é fundamental para que o estudante da EJA sinta-se apoiado, tendo um grupo que se preocupa e que aprende com ele. Um grupo que ouve, fala, se identifica com ele e que interage.
O compartilhar saberes diversos enriquece a aula e promove maior estímulo quando os conteúdos vislumbram os interesses desses alunos, suas realidades e através dos grupos de reflexão, vários assuntos podem ser incorporados, provocando a problematização, a análise crítica do mundo e desenvolvendo transformações pertinentes em suas vidas, enquanto que a cooperação aproxima esses alunos e ajuda na quebra de preconceitos e também no incentivo ao respeito das diversidades socio-culturais.
O professor tem um importante papel, porque se coloca como mediador desses processos de reflexão e cooperação, onde todos ensinam e aprendem ao mesmo tempo.

Essa pergunta também está no material:

AV EJA
4 pág.

AV EJA 2014

Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), é fundamental que o professor construa grupos de reflexão e contribua para o fortalecimento de redes de cooperação no ambiente de sala de aula, pois isso promove a interação entre os alunos, o compartilhamento de saberes e a troca de experiências, o que enriquece a aula e estimula o interesse dos estudantes pelos conteúdos. Além disso, a formação de grupos de estudos é importante para que o estudante da EJA se sinta apoiado, tendo um grupo que se preocupa e que aprende com ele. O compartilhar saberes diversos enriquece a aula e promove maior estímulo quando os conteúdos vislumbram os interesses desses alunos, suas realidades e através dos grupos de reflexão, vários assuntos podem ser incorporados, provocando a problematização, a análise crítica do mundo e desenvolvendo transformações pertinentes em suas vidas. A cooperação aproxima esses alunos e ajuda na quebra de preconceitos e também no incentivo ao respeito das diversidades socio-culturais. O professor tem um importante papel, porque se coloca como mediador desses processos de reflexão e cooperação, onde todos ensinam e aprendem ao mesmo tempo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais