Buscar

Roberto estando em dificuldades financeiras resolve vender um de seus rins a Flávio, que se encontra na fila de espera para transplante de órgãos. ...

Roberto estando em dificuldades financeiras resolve vender um de seus rins a Flávio, que se encontra na fila de espera para transplante de órgãos. Pergunta-se:
a) Pode Roberto efetuar referida venda? Justifique e fundamente sua resposta.
b) Com relação à característica da indisponibilidade, podemos afirmar categoricamente que a indisponibilidade dos direitos a personalidade é absoluta? Justifique sua resposta.

Essa pergunta também está no material:

AV2 - DIREITO CIVIL 1
3 pág.

Direito Civil I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Não, Roberto não pode efetuar a venda de seu rim, pois a venda de órgãos é proibida no Brasil, conforme a Lei nº 9.434/97, que dispõe sobre a remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento. Além disso, a venda de órgãos é considerada uma prática ilegal e imoral, que pode colocar em risco a saúde e a vida tanto do vendedor quanto do comprador. b) Sim, a indisponibilidade dos direitos da personalidade é absoluta, ou seja, esses direitos não podem ser objeto de negociação ou disposição, pois são inerentes à pessoa humana e não podem ser transferidos a terceiros. Essa característica é prevista no artigo 11 do Código Civil brasileiro, que estabelece que os direitos da personalidade são intransmissíveis e irrenunciáveis.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais