Buscar

Explique o que é concordância nominal e dê exemplos. Concordância nominal é a concordância em gênero e número entre os diversos nomes da oração, o...

Explique o que é concordância nominal e dê exemplos.

Concordância nominal é a concordância em gênero e número entre os diversos nomes da oração, ocorrendo principalmente entre o artigo, o substantivo e o adjetivo.
A concordância em gênero indica a flexão em masculino e feminino, enquanto a concordância em número indica a flexão em singular e plural.
Exemplos de concordância nominal: O vizinho novo; A vizinha nova; Os vizinhos novos; As vizinhas novas.

Essa pergunta também está no material:

Apostila
640 pág.

Português

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Concordância nominal é a concordância em gênero e número entre os diversos nomes da oração, ocorrendo principalmente entre o artigo, o substantivo e o adjetivo. A concordância em gênero indica a flexão em masculino e feminino, enquanto a concordância em número indica a flexão em singular e plural. Exemplos de concordância nominal: - O carro novo (masculino singular) - A casa nova (feminino singular) - Os carros novos (masculino plural) - As casas novas (feminino plural) Perceba que o artigo, o substantivo e o adjetivo concordam em gênero e número.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais