Buscar

Quais os processos renais básicos na formação da urina? O néfron realiza 3 processos renais básicos para formação da urina: filtração, reabsorção ...

Quais os processos renais básicos na formação da urina?

O néfron realiza 3 processos renais básicos para formação da urina: filtração, reabsorção e secreção.
A filtração é o movimento de líquido do sangue para o lúmen do néfron. A filtração ocorre apenas no corpúsculo renal, onde as paredes dos capilares glomerulares e da cápsula de Bowman são modificadas para permitir o fluxo do líquido.
Após o filtrado deixar a cápsula de Bowman, ele é modificado pelos processos de reabsorção e secreção.
A reabsorção é um processo de transporte de substâncias presentes no filtrado, do lúmen tubular de volta para o sangue através dos capilares peritubulares.
A secreção remove seletivamente moléculas do sangue e as adiciona ao filtrado no lúmen tubular.

Essa pergunta também está no material:

estudo dirigido renal
10 pág.

Fisiologia Humana I Universidade Estadual do Oeste do ParanáUniversidade Estadual do Oeste do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Isso mesmo! Os três processos renais básicos para a formação da urina são: filtração, reabsorção e secreção. A filtração é o processo pelo qual o sangue é filtrado nos glomérulos renais, onde o líquido é movido do sangue para o interior do néfron. A reabsorção é o processo pelo qual as substâncias filtradas que são úteis para o corpo são reabsorvidas de volta para o sangue através dos capilares peritubulares. A secreção é o processo pelo qual as substâncias que não foram filtradas pelos glomérulos são adicionadas ao filtrado no lúmen tubular.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais