Buscar

Numa determinada escola da capital carioca, durante intervalo de aula para recreação (recreio), duas crianças provenientes de distintas cidades de ...

Numa determinada escola da capital carioca, durante intervalo de aula para recreação (recreio), duas crianças provenientes de distintas cidades de interior se encontram pela primeira vez: João, de uma cidade pacata do interior do ABC paulista; enquanto Pedro, de uma comunidade tradicional de pescadores da cidade de Angra dos Reis. Durante o recreio, João, com a sua "bola de gude", chama Pedro para jogar com os demais colegas. Ao jogar a "bola de gude" para Pedro, este prontamente efetua seu lance, demonstra compreender "as regras do jogo" e a capacidade de se comportar conforme as expectativas segundo essas regras, bem como de internalizar valores e papéis sociais. Considerando o fenômeno social acima descrito, é incorreto afirmar que:

caso Pedro tivesse se recusado a jogar ou se comportado de forma divergente ás regras, não tenderia a ser percebido como anormal, estranho ou incapaz de convívio, nem a experimentar, de qualquer forma, censura moral, isolamento ou exclusão por parte das demais.
trata-se de um processo de comunicação que instrumentalizou o convívio de Pedro às crianças daquela escola da capital carioca, na medida em que a cultura, para ser útil, deve ser comunicada, seu significado deve ser compartilhado, deve circular pela sociedade.
trata-se de um processo tendente à integração social de Pedro com relação às crianças daquela escola da capital carioca, mediado pelo compartilhamento de caracteres culturais.
trata-se de um processo tendente ao aprendizado social.
trata-se de um processo de socialização, de aprendizado dos modos de viver e brincar das crianças daquela localidade onde Pedro está imerso.

Essa pergunta também está no material:

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
3 pág.

Fundamentos das Ciências Sociais Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é: "caso Pedro tivesse se recusado a jogar ou se comportado de forma divergente ás regras, não tenderia a ser percebido como anormal, estranho ou incapaz de convívio, nem a experimentar, de qualquer forma, censura moral, isolamento ou exclusão por parte das demais." Na verdade, é comum que as crianças que não seguem as regras ou se recusam a participar de brincadeiras sejam vistas como diferentes ou estranhas pelos demais colegas, podendo sofrer algum tipo de exclusão ou censura moral.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais