Buscar

Administração de cargos e salarios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Aprendemos que existem formas diferentes de compreensão do mundo: a visão do senso comum ou o conhecimento científico. Nesse sentido, marque a única opção verdadeira.
		
	
	O senso comum depende de juízos científicos a respeito das coisas, sem envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	O senso comum depende de juízos científicos a respeito das coisas, e do envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	 
	O senso comum depende de juízos pessoais a respeito das coisas, com envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	O senso comum depende tanto de juízos científicos como de juízos pessoais a respeito das coisas, não importando o grau de envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	O senso comum não depende de juízos pessoais a respeito das coisas, nem do envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Várias são as ciências que compõem as chamadas ciências sociais. São elas: Assinale abaixo a alternativa que completa a afirmação de maneira correta:
		
	
	Sociologia, Psicanálise e Economia.
	
	Psicologia; História e Antropologia;
	 
	Sociologia, Antropologia e Ciências Políticas;
	
	Sociologia, Matemática e Ciências Políticas;
	
	Psicologia, Antropologia e Ciências Políticas;
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	No que diz respeito às diversas formas de conhecimento humano é correto afirmar que:
		
	
	Há uma hierarquia entres saberes, visto que o pensamento científico é superior ao pensamento religioso, pois exige uma mair capacidade cognitiva de quem o pratica.
	
	A classificação entre as diferentes formas de conhecimento não leva em conta os processos históricos em que essa classificação é produzida.
	 
	Não há hierarquia entre saberes, pois os diferentes tipos de conhecimento - religioso, mitológico, científico - expressam formas distintas de compreensão da realidade.
	
	O conhecimento científico se distingue de outras áreas do conhecimento por ser metódico e sistemático, chegando sempre a conclusões particulares e subjetivas.
	
	O senso comum é um conhecimento metódico, pois decorre de um experiência cultural que orienta a sobrevivência humana nos seus mais variados aspectos,
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Numa determinada escola da capital carioca, durante intervalo de aula para recreação (recreio), duas crianças provenientes de distintas cidades de interior se encontram pela primeira vez: João, de uma cidade pacata do interior do ABC paulista; enquanto Pedro, de uma comunidade tradicional de pescadores da cidade de Angra dos Reis. Durante o recreio, João, com a sua "bola de gude", chama Pedro para jogar com os demais colegas. Ao jogar a "bola de gude" para Pedro, este prontamente efetua seu lance, demonstra compreender "as regras do jogo" e a capacidade de se comportar conforme as expectativas segundo essas regras, bem como de internalizar valores e papéis sociais. Considerando o fenômeno social acima descrito, é incorreto afirmar que:
		
	 
	caso Pedro tivesse se recusado a jogar ou se comportado de forma divergente ás regras, não tenderia a ser percebido como anormal, estranho ou incapaz de convívio, nem a experimentar, de qualquer forma, censura moral, isolamento ou exclusão por parte das demais.
	
	trata-se de um processo de comunicação que instrumentalizou o convívio de Pedro às crianças daquela escola da capital carioca, na medida em que a cultura, para ser útil, deve ser comunicada, seu significado deve ser compartilhado, deve circular pela sociedade.
	
	trata-se de um processo tendente à integração social de Pedro com relação às crianças daquela escola da capital carioca, mediado pelo compartilhamento de caracteres culturais.
	
	trata-se de um processo tendente ao aprendizado social.
	
	trata-se de um processo de socialização, de aprendizado dos modos de viver e brincar das crianças daquela localidade onde Pedro está imerso.
	
Explicação:
É por meio do processo de socialização que o homem se constitui como ser social, compatilhando crenças e valores comuns.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	(Interbits 2012) O estudo da religião é uma atividade desafiadora, que impõe demandas muito especiais à imaginação sociológica. Ao analisar práticas religiosas, temos que compreender as muitas crenças e rituais diferentes encontrados nas diversas culturas humanas. (GIDDENS, A. Sociologia. 6ª edição. Porto Alegre: Penso, 2012, p. 483.) A abordagem sociológica acerca do fenômeno da religião é bastante variada. Karl Marx, ao analisar a função da religião na sociedade capitalista, faz uma interpretação bem diferente daquele de Durkheim e de Weber. Que abordagem é essa adotada por Marx?
		
	
	Marx faz uma abordagem otimista acerca da religião. Segundo ele, todas as religiões, em um sistema capitalista mundial, tendem a se sincretizar em um único modelo religioso de valorização do homem enquanto ser fundamental.
	
	Marx compreende a religião como um produto da indústria cultural. Tal como os produtos culturais de massa, a religião tem a característica de inebriar a população, fazendo com que ela não perceba os problemas sociais. É por isso que ele afirmou que ¿a religião é o ópio do povo¿.
	
	Marx considera a religião como elemento fundante do capitalismo moderno. Para ele, a religião oferece a base sobre a qual a moral burguesa irá se constituir. A essa base ele deu o nome de espírito do capitalismo.
	 
	Marx relaciona a religião com a alienação e a ideologia. Segundo ele, a religião conforma os homens no regime de dominação no qual eles vivem, destituindo-os da sua capacidade de transformação da realidade e justificando desigualdades e injustiças em nome de deuses que são, na verdade, fruto da criação humana.
	
	Marx analisa a religião a partir do totemismo australiano. É desse modelo religioso que ele extrai a importância da religião para a solidariedade orgânica no capitalismo.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	(Unioeste 2012) Segundo Zygmunt Bauman, a Sociologia é constituída por um conjunto considerável de conhecimentos acumulados ao longo da história. Pode-se dizer que a sua identidade forma-se na distinção com o chamado senso comum. Considerando que a Sociologia estabelece diferenças com o senso comum e estabelece uma fronteira entre o pensamento formal e o senso comum, é correto afirmar que
		
	
	pensar sociologicamente é não ultrapassar o nível de nossas preocupações diárias e expressões cotidianas, enquanto o senso comum preocupa-se com a historicidade dos fenômenos sociais.
	
	o pensamento sociológico se distingue do senso comum na explicação de alguns eventos e circunstâncias, ou seja, enquanto o senso comum se preocupa em analisar e cruzar diversos conhecimentos, a Sociologia se preocupa apenas com as visões particulares do mundo.
	
	o pensar sociologicamente caracteriza-se pela descrença na ciência e pouca fidedignidade de seus argumentos. O senso comum, ao contrario, evita explicações imediatas ao conservar o rigor científico dos fenômenos sociais
	 
	um dos papéis centrais desempenhados pela Sociologia é a desnaturalização das concepções ou explicações dos fenômenos sociais, conservando o rigor original exigido no campo cientifico
	
	a Sociologia se distingue do senso comum por fazer afirmações corroboradas por evidências não verificáveis, baseadas em ideias não previstas e não testadas.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Qual é a área constitutiva das ciências sociais que estuda as instituições políticas, privilegiando conceitos como poder, autoridade e dominação?
		
	
	Antropologia.
	
	Psicologia.
	
	Sociologia.
	 
	Ciência Política.
	
	Filosofia.8a Questão
	
	
	
	
	A sociologia pode interessar, em diferentes graus de intensidade, a diversas áreas do saber. Entretanto, o maior interessado na produção e sistematização do conhecimento sociológico atualmente é:
		
	
	o povo
	
	A vida
	
	A família
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	 
	A sociedade

Continue navegando

Outros materiais