Buscar

As características de longo prazo de um mercado monopolisticamente competitivo são quase as mesmas de um mercado perfeitamente competitivo. Contudo...

As características de longo prazo de um mercado monopolisticamente competitivo são quase as mesmas de um mercado perfeitamente competitivo. Contudo, há diferenças: a concorrência monopolista gera produtos heterogêneos. Além disso, envolve alto nível de concorrência não relacionada aos preços, fundamentado na diferenciação sutil do produto. Considerando essas informações e os conteúdos abordados na unidade sobre a estrutura de mercado de concorrência perfeita, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Uma empresa monopolisticamente competitiva lucrativa no curto prazo consegue no máximo atingir o ponto de equilíbrio (breakeven) no longo prazo. Porque: II. No curto prazo, mercados perfeitamente competitivos não são, necessariamente, produtivamente eficientes. A seguir, assinale a alternativa correta:

I. Uma empresa monopolisticamente competitiva lucrativa no curto prazo consegue no máximo atingir o ponto de equilíbrio (breakeven) no longo prazo.
II. No curto prazo, mercados perfeitamente competitivos não são, necessariamente, produtivamente eficientes.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.

Essa pergunta também está no material:

Fundamentos de Economia e Administração - 20211 B
7 pág.

Fundamentos de Economia e Administração Faculdade Maurício de Nassau de RecifeFaculdade Maurício de Nassau de Recife

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira." Explicação: A asserção I é falsa porque uma empresa monopolisticamente competitiva lucrativa no curto prazo pode obter lucros no longo prazo, desde que consiga manter sua diferenciação de produto e, consequentemente, sua posição de mercado. Já a asserção II é verdadeira, pois em mercados perfeitamente competitivos, as empresas podem não ser produtivamente eficientes no curto prazo, pois podem estar operando abaixo de sua capacidade produtiva. No entanto, no longo prazo, a concorrência leva as empresas a serem produtivamente eficientes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais