Buscar

Suponha inicialmente que p = 0,2 e q = 0,3. (a) Calcule a probabilidade de que a empresa disporá de dados confiáveis relativos a ambos os períodos ...

Suponha inicialmente que p = 0,2 e q = 0,3. (a) Calcule a probabilidade de que a empresa disporá de dados confiáveis relativos a ambos os períodos de interesse, isto é, em torno de 8:00 e em torno de 20:00, se for usado o Plano A. (b) Faça o mesmo, no caso de ser usado o Plano B. (c) Em qual dos dois planos é maior a probabilidade de que a empresa disporá de dados confiáveis relativos a ambos os períodos de interesse? Suponha agora que p e q são desconhecidos, mas sabe-se que p < q. (d) Calcule, em função de p e q, a probabilidade de que a empresa disporá de dados confiáveis relativos a ambos os períodos de interesse, isto é, em torno de 8:00 e em torno de 20:00, se for usado o Plano A. (e) Faça o mesmo, no caso de ser usado o Plano B. (f) Em qual dos dois planos é maior a probabilidade de que a empresa disporá de dados confiáveis relativos a ambos os períodos de interesse? Por que? Sugestão: Observe que, independente de ser escolhido o Plano A ou o Plano B, é fundamental para os objetivos da empresa que na 2ª coleta não ocorra uma falha no monitoramento.
a) Calcule a probabilidade de que a empresa disporá de dados confiáveis relativos a ambos os períodos de interesse, isto é, em torno de 8:00 e em torno de 20:00, se for usado o Plano A.
b) Faça o mesmo, no caso de ser usado o Plano B.
c) Em qual dos dois planos é maior a probabilidade de que a empresa disporá de dados confiáveis relativos a ambos os períodos de interesse?
d) Calcule, em função de p e q, a probabilidade de que a empresa disporá de dados confiáveis relativos a ambos os períodos de interesse, isto é, em torno de 8:00 e em torno de 20:00, se for usado o Plano A.
e) Faça o mesmo, no caso de ser usado o Plano B.
f) Em qual dos dois planos é maior a probabilidade de que a empresa disporá de dados confiáveis relativos a ambos os períodos de interesse? Por que?
Supondo p = 0,2 e q = 0,3, é possível calcular a probabilidade de que a empresa disporá de dados confiáveis relativos a ambos os períodos de interesse nos Planos A e B.
Mesmo com p e q desconhecidos, é possível calcular a probabilidade de que a empresa disporá de dados confiáveis relativos a ambos os períodos de interesse nos Planos A e B.
Independentemente do valor de p e q, é fundamental que não ocorra falha no monitoramento na segunda coleta para que a empresa tenha dados confiáveis.

Essa pergunta também está no material:

19 pág.

Probabilidade I Centro Universitário de AnápolisCentro Universitário de Anápolis

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para calcular a probabilidade de que a empresa disporá de dados confiáveis relativos a ambos os períodos de interesse, em torno de 8:00 e em torno de 20:00, se for usado o Plano A, podemos utilizar a fórmula da probabilidade da interseção de dois eventos independentes: P(A ∩ B) = P(A) x P(B) Onde A é a probabilidade de que a empresa disporá de dados confiáveis em torno de 8:00 e B é a probabilidade de que a empresa disporá de dados confiáveis em torno de 20:00. a) Para o Plano A, temos: P(A) = p = 0,2 P(B) = q = 0,3 Então, a probabilidade de que a empresa disporá de dados confiáveis relativos a ambos os períodos de interesse, se for usado o Plano A, é: P(A ∩ B) = P(A) x P(B) = 0,2 x 0,3 = 0,06 b) Para o Plano B, temos: P(A) = p + q - p x q = 0,2 + 0,3 - 0,2 x 0,3 = 0,44 P(B) = p + q - p x q = 0,2 + 0,3 - 0,2 x 0,3 = 0,44 Então, a probabilidade de que a empresa disporá de dados confiáveis relativos a ambos os períodos de interesse, se for usado o Plano B, é: P(A ∩ B) = P(A) x P(B) = 0,44 x 0,44 = 0,1936 c) A probabilidade é maior no Plano B, pois a probabilidade de cada coleta individual é maior do que no Plano A, o que aumenta a probabilidade da interseção dos eventos. d) Para calcular a probabilidade de que a empresa disporá de dados confiáveis relativos a ambos os períodos de interesse, em torno de 8:00 e em torno de 20:00, se for usado o Plano A, com p e q desconhecidos, podemos utilizar a mesma fórmula: P(A ∩ B) = P(A) x P(B) Onde A é a probabilidade de que a empresa disporá de dados confiáveis em torno de 8:00 e B é a probabilidade de que a empresa disporá de dados confiáveis em torno de 20:00. Podemos expressar P(A) e P(B) em função de p e q: P(A) = p P(B) = q Então, a probabilidade de que a empresa disporá de dados confiáveis relativos a ambos os períodos de interesse, se for usado o Plano A, é: P(A ∩ B) = P(A) x P(B) = p x q e) Para o Plano B, podemos expressar P(A) e P(B) em função de p e q: P(A) = p + q - p x q P(B) = p + q - p x q Então, a probabilidade de que a empresa disporá de dados confiáveis relativos a ambos os períodos de interesse, se for usado o Plano B, é: P(A ∩ B) = P(A) x P(B) = (p + q - p x q)² f) A probabilidade é maior no Plano B, pois a probabilidade de cada coleta individual é maior do que no Plano A, o que aumenta a probabilidade da interseção dos eventos. Além disso, no Plano B, a probabilidade de que ocorra pelo menos uma coleta confiável é maior do que no Plano A.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais