Buscar

Identifique os 6 ramos colaterais da ACE. Observe a regra 1-2-3. A artéria faríngea ascendente é o único ramo medial da artéria carótida externa e...

Identifique os 6 ramos colaterais da ACE. Observe a regra 1-2-3.

A artéria faríngea ascendente é o único ramo medial da artéria carótida externa e supre a faringe, músculos pré-vertebrais, orelha média e meninges cranianas.
A artéria occipital é um ramo posterior da artéria carótida externa e segue medialmente e paralelamente à inserção do ventre posterior do digástrico no sulco occipital do temporal, suprindo o couro cabeludo.
A artéria auricular posterior é um ramo posterior da artéria carótida externa e ascende posteriormente entre o meato acústico externo e o processo mastoide, suprindo os músculos adjacentes, glândula parótida, nervo facial e estruturas no temporal, orelha e couro cabeludo.
A artéria tireóidea superior é o ramo anterior mais inferior da artéria carótida externa e segue profundamente aos músculos infra-hióideos até chegar à tireoide, emitindo ramos para os músculos infra-hióideos e ECM, dando origem à artéria laríngea superior, que supre a laringe.
A artéria lingual é um ramo anterior da artéria carótida externa e se situa sobre o músculo constritor médio da faringe, emitindo ramos para a parte posterior da língua e bifurcando-se em artéria lingual profunda e artéria sublingual.
A artéria facial é um ramo anterior da artéria carótida externa e se origina próximo à artéria lingual, emitindo ramos para as artérias palatina descendente e tonsilar, seguindo superiormente sob os músculos digástrico e estilo-hióideo e ângulo da mandíbula, entrando no sulco profundo da glândula submandibular, dando origem à artéria submentual e entrando na face.

Essa pergunta também está no material:

Anatomia do Pescoço: Osso Hióide e Fáscia Cervical
9 pág.

Anatomia Humana I Universidade Federal do Espírito SantoUniversidade Federal do Espírito Santo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os 6 ramos colaterais da artéria carótida externa (ACE) são: 1. Artéria faríngea ascendente 2. Artéria occipital 3. Artéria auricular posterior 4. Artéria tireoidea superior 5. Artéria lingual 6. Artéria facial Esses ramos são importantes para a irrigação sanguínea de diversas estruturas da cabeça e pescoço, como a faringe, orelha, couro cabeludo, tireoide, laringe, língua e face. A regra 1-2-3 é uma forma mnemônica de lembrar que a artéria faríngea ascendente é o único ramo medial da ACE, enquanto os demais ramos são laterais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais